TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Compras

Dissertações: Gestão De Compras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DE COMPRAS

Atualmente, a Gestão de Compras é vista como um dos elementos fundamentais no que tange ao planejamento estratégico, compreendendo o volume de recursos, sobretudo, financeiros. A função dessa atividade tem como objetivos de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, e dos preços mais vantajosos. Com relação a produtos ou serviços finais, são necessários gastos nas compras de componentes para a produção dos mesmos. Tais gastos refletem entre 50 a 80% do total das receitas brutas.

Grandes impactos nos lucros são gerados quando ocorrem pequenos avanços na produtividade da empresa. Por este e outros fatores, como a reestruturação tecnológica das empresas, torna-se cada vez mais vital que aconteça uma atualização da informação e o dinamismo por parte dos colaboradores que atuam nessa área. Uma das grandes responsabilidades do setor de compras é a escolha de fornecedores adequados e a negociação dos preços. Também é válido ressaltar que este setor precisa da contribuição de outros departamentos a fim de promover uma pesquisa consistente em relação a fornecedores e preços.

CICLO DE COMPRAS

O ato de comprar está relacionado a uma tomada de decisão que por sua vez deriva de uma observação de certos fatores. Estes podem ser classificados em três categorias de exigências:

Quantidade

O processo de evolução dos mercados é que determina a quantidade a adquirir, sendo que esta irá sugerir de maneira preponderante como o produto será utilizado. Com base na informação acima, pode-se concluir que o custo da produção é influenciado pela quantidade de produto adquirida.

Preço

As exigências de preço têm por base o estudo do produto perante os desenvolvimentos de mercado e o seu valor econômico.

Funcionais

A exigência funcional é a característica mais importante, pois é a que define as outras exigências. Com relação a aprovação do produto, este terá que passar por testes muitas vezes de cunho estético para que assim a sua funcionalidade seja comprovada pelo seu alvo de persuasão, o consumidor final. Sendo assim, podemos destacar a inter-relação entre a funcionalidade e a qualidade, pois sem essa relação torna-se obscuro o futuro do produto no mercado.

O processo de aquisição de materiais, sejam eles de qualquer tipo, estão representados na seguinte figura:

SELEÇÃO DE FORNECEDORES

Nos dias de hoje, as empresas necessitam cada vez mais de um desenvolvimento constante dos seus produtos e na qualidade deles, com objetivo de concorrer no mercado. Para que tal desenvolvimento ocorra, são necessários bons fornecedores com capacidade de garantirem materiais de boa qualidade, bons prazos de entrega e preços acessíveis. O discernimento da melhor escolha a fazer compete ao departamento de compras que por sua vez analisam os fornecedores utilizando critérios de baixo preço e alta qualidade. O fornecimento de um produto a uma empresa pode ser caracterizado por três fontes:

Fonte Única

O fornecimento requer exclusividade, devido à tipologia do produto ou a especificações por parte do fornecedor.

Fonte Múltipla

Como o nome indica, são utilizados mais de um fornecedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com