TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Dramático

Trabalho Escolar: Gênero Dramático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

A palavra “drama” vem do grego e significa “ação”, logo, é um acontecimento ou situação com intensidade emocional, a qual pode ser representada. No sentido literário, falar de drama é falar de teatro. Este gênero começou com a encenação em cultos a divindades gregas. A princípio os gregos abordavam apenas dois tipos de peças teatrais: a tragédia e a comédia. Algumas peças são bastante conhecidas e lidas até hoje, por serem marcos da dramaturgia da época.

Tragédia

É a apresentação de ações que provocam no espectador sentimentos de dor, piedade, terror. São sensações muito fortes, muitas vezes amedrontadas, onde junto a elas tem muito suspense, o que o deixa o espectador com certo medo. O sentimento de dor pode ser provocado tanto pela morte, quanto por algo não alcançado, uma decepção, perda de algo valioso, uma doença. No caso da piedade, são ações como personagens sofredores, angustiados, ameaçados, isso provoca ao público, certo sentimento de piedade, pena. O terror, e o medo, o medo que aquele suspense provoca o medo da morte, o medo das ações dos autores, o medo diante da peça. Ao assistir uma tragédia, o espectador tem a sensação de compaixão diante do sofrimento dos personagens. Muitas vezes provocando choros e muitas lágrimas.

Exemplo de Tragédia: Romeu e Julieta de William Shakespeare.

Comédia

A comédia é a inspiração do riso, é algo prazeroso que provoca certa vontade de se expressar sorrindo. São feitas ações leves, situações engraçadas, que provocam ao espectador o riso. A comédia se define pelo comportamento humano, o sentimento comum. Faz o espectador, diante de certas situações, se expressar com o riso, fazendo com que ele possa refletir criticamente sobre o que é retratado na peça.

Exemplo de Comédia: O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.

Tragicomédia

A tragicomédia é a mistura do sofrimento da tragédia e o riso da comédia. São dois temas completamente opostos retratados em um só tema, em uma só peça. E como a própria realidade, momentos tristes e felizes se juntam nesta apresentação. Provocando ao espectador vários sentimentos, desde tristes aos felizes.

Exemplo de Tragicomédia: Salvação do Mundo de José Régio.

Auto

Tipo de teatro medieval, voltado para a edificação religiosa. Breve peça de conteúdo religioso ou profano, geralmente em versos. Suas origens estão na Idade Média, tendo Gil Vicente como grande expressão desse gênero dramático. De conteúdo simbólico, costuma representar entidades abstratas, como hipocrisia, bondade, avareza, luxúria, virtude etc. Mostrando o lado negativo ou positivo dos sentimentos humanos.

Exemplo de Auto: Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente.

Farsa

É uma peça cômica de apenas um ato que surgiu no século XIV. Com o uso de poucos personagens, apela para a caricatura e exageros visando provocar o riso; de crítica à sociedade, porém, sem preocupação de questionamento de valores. A farsa fazia também frequentemente uso da sua potencial possibilidade de subverter a ordem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com