TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Literários

Artigo: Gêneros Literários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

Ensaio

O Ensaio se refere ao texto literário conciso, livre de convenções e formalidades, a meio caminho entre a linguagem poética e a instrutiva. Através deste discurso definido de formas distintas por cada estudioso do assunto, portanto descrito sem rígidas normas e fronteiras, é possível discorrer sobre qualquer temática segundo o ângulo subjetivo de seu autor.

Como no ensaio as pessoas estão livres para discutir qualquer assunto do seu próprio ponto de vista, seu autor não se vê constrangido a compactuar com as opiniões alheias sobre o que ele escreveu. Seu trabalho merece a consideração de todos, por mais excêntrico que seja, se for lucidamente estruturado e logicamente defendido, com a necessária persuasão. O contrário ocorrerá com uma suposição bem padronizada e convencional, mas fracamente construída e argumentada.

Os ensaios nasceram no século XVI, pelas mãos do filósofo francês Michel Eyquem de Montaigne, ao compor sua obra Ensaios, de 1580. Sua intenção era produzir algo leve, simples formas de se ver o mundo, meros pareceres informais. Ou esboços de literatura, tradução literal do termo ‘essais’.

Este gênero pode ser dividido em dois modelos diferentes. O ensaio familiar ou informal revela um julgamento subjetivo e muito pessoal do real, sem um arcabouço definido ou previamente estabelecido. Nele o autor usa uma tonalidade sutil, de caráter impressionista. O discursivo ou formal refere-se ao texto extenso, conclusivo, elaborado em um discurso sério, grave. Seu objetivo é alcançar uma linha lógico-discursiva, de teor puramente intelectual.

Charge

A charge é um tipo de ilustração que geralmente apresenta um discurso humorístico e está presente em revistas e principalmente jornais. Trata-se de desenhos elaborados por cartunistas que captam de maneira perspicaz as diversas situações do cotidiano, transpondo para o desenho algum tipo de crítica, geralmente permeada por fina ironia.

Em um primeiro contato, o leitor pode até pensar que a charge é apenas um texto engraçado e inocente, mas basta uma leitura mais cuidadosa para perceber que estamos diante de um gênero textual riquíssimo, que critica personalidades, política, sociedade, entre outros temas relevantes. Seu principal objetivo é estabelecer uma opinião crítica e, através dos elementos visuais e verbais, persuadir o leitor, influenciando-o ideologicamente.

Cartum

O cartum se apresenta como uma espécie de anedota gráfica, em que nele podemos presenciar a linguagem verbal associada à não verbal. No que tange à intenção, ou seja, a finalidade discursiva, o objetivo do gênero em questão é realmente esse – o de satirizar costumes humanos, representados por pessoas comuns, abordando situações atemporais e universais, sem se preocupar com um contexto específico, da atualidade, do momento.

Resenha

Resenha é uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra, ou não (resenha crítica).

Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor).

Uma resenha pode ser:

* Descritiva – É o caso dos resumos de livros técnicos, também chamada de resenha técnica ou cientifica. A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as idéias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade.

* Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.

Antes da produção da resenha de um livro – por exemplo - devem ser seguidos os seguintes passos:

- Leitura e reflexão sobre o texto do qual será feito a resenha, sendo que muitas vezes são necessárias leituras complementares para um melhor entendimento do tema.

- Resumo da obra, no qual deverão ficar clara as idéias principais do autor. Este resumo será a base para a resenha, mas não ela.

- Selecionar dentre as idéias principais, uma que será destacada, e até aprofundada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com