TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Literários

Trabalho Universitário: Gêneros Literários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  303 Visualizações

NARRATIVO

A narrativa pode ser definida como relato de acontecimentos que remetem para o conhecimento do Homem e das suas realizações no mundo. É uma forma de literatura que compreende o romance, a novela, o conto e a epopéia. A nível de texto, pode ser entendida como um encadeamento discursivo, nas suas relações com os acontecimentos que relata e o ato que o produz.

Na narrativa literária, com recurso freqüente à ficção, por vezes socorrendo-se de acontecimentos históricos, há uma expressão do mundo exterior e objetivo. Em geral, a enunciação surge na terceira pessoa, predominando a função referencial ou informativa da linguagem.

O texto narrativo, que permite uma comunicação através do discurso do narrador e da história recriada, apresenta um discurso múltiplo e complexo que recorre, essencialmente, à narração, à descrição, ao diálogo e ao monólogo.

Texto dramático

O texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação direta dos personagens entre si e com os receptores do enunciado. O texto dramático privilegia a dinâmica do conflito, tentando representar as ações e reações humanas, pela tragédia, pela comédia e pelo drama,graças à presença das personagens.

O texto dramático, ao exprimir o mundo exterior e objetivo, recorre, em geral, à enunciação na segunda pessoa. E utiliza um discurso múltiplo e complexo, com os respectivos signos lingüísticos, mas também com signos para lingüísticos, expressão corporal, elementos de caracterização dos atores, ou mesmo elementos que se encontram fora do ator, como o espaço cênico e os efeitos sonoros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com