TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais - ATPS De Metodol. De Língua Portuguesa

Trabalho Universitário: Gêneros Textuais - ATPS De Metodol. De Língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4 – PASSO 2

Sobre Gêneros Textuais

Carta – se iniciam com data, em seguida vem a saudação, o corpo da carta e para finalizar a despedida. Dependendo do objetivo da carta a mesma terá diferentes estilos de escrita, podendo ser dissertativa, narrativa ou descritiva. Pode ser também formal (se for destinada a alguém que se tenha mais intimidade) ou formal (destinado a alguém mais culto ou que não se tenha intimidade).

Propaganda – este gênero geralmente aparece na forma oral. Suas principais características são a linguagem argumentativa e expositiva, pois a intenção da propaganda é fazer com que o destinatário se interesse pelo produto da propaganda.

Diário – é escrito em linguagem informal, sempre consta a data e não há um destinatário específico, geralmente, é para a própria pessoa que está escrevendo, é um relato dos acontecimentos do dia. O objetivo desse tipo de texto é guardar as lembranças e em alguns momentos desabafar.

Notícia – este é um dos tipos de texto que é mais fácil de identificar. Sua linguagem é narrativa e descritiva e o objetivo desse texto é informar algo que aconteceu.

Conto - que se caracteriza por ser uma narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos, como também, apresenta poucos personagens.

Receita Culinária - Trata-se de uma situação de comunicação bastante recorrente, cujo aspecto instrutivo se revela pelos procedimentos a serem tomados mediante a realização, a feitura de um determinado prato gastronômico.

Lenda - são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários.

Biografia – é uma narrativa relatando a vida de uma outra pessoa. Pode ser feita em ordem cronológica, que é aquela cuja os fatos acontecidos na vida de uma pessoa são relatados com datas, que o especificam.

E-mail- se refere a correio eletrônico, designa tanto a mensagem enviada através da Internet, como o endereço para o qual enviamos a mensagem.

Seminário - confere às pessoas que dele participa a oportunidade de apresentar os conhecimentos adquiridos mediante o estudo de um determinado tema.

.

Etapa 4 – passo 3

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa.

Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.

Deve-se dar importância ao uso de substantivos e verbos (tempos simples em vez dos tempos compostos, a voz ativa melhor do que a voz passiva), limitando os adjetivos ao estritamente necessário. Entram para os requisitos básicos a clareza, simplicidade e exatidão, além do bom uso do português e do cumprimento das regras gramaticais.

A estrutura clássica da notícia corresponde a uma sucessão de parágrafos curtos, cada um dos quais contendo uma unidade de informação simples, resumida na fórmula ‘um parágrafo, uma ideia’.

Os elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com