TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM E SOCIEDADE

Artigos Científicos: HOMEM E SOCIEDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

4.1 - As principais características da cultura como visão de mundo: herança cultural e formas de compreender o mundo, a participação dos indivíduos na cultura.

O tema da segunda parte do livro de LARAIA, aborda exemplos de como a cultura afeta nossas vidas em sentidos muito mais profundos do que imaginamos.

Muitas vezes julgamos nossas atitudes, preferências e reações como se fossem “naturais”, como se assim tivéssemos nascido.

Entretanto, os estudos antropológicos elucidaram ao longo de todo o séc. XX o quanto somos também moldados pelo meio social que nos circunda desde o nascimento. Esses estudos ampliaram a nossa compreensão sobre diversidade cultural sim, mas muito além disso, trouxeram uma nova visão sobre o ser humano.

Sem dúvidas a nossa “natureza” (diga-se herança genética), pode ser imensamente responsável por muitos atributos individuais, mas sem a ação da cultura, não teríamos a complexidade da humanidade. A natureza sozinha não constrói um ser humano como o conhecemos.

COMO OPERA A CULTURA

baseado no livro “Cultura - Um Conceito Antropológico”, de Roque LARAIA

1) A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM

uHomens de culturas diferentes enxergam o mundo de forma diferente.

Mas, a realidade não é apenas UMA?

** Não! O Homem é condicionado pela sua cultura, a ver o mundo.

Em cada cultura VARIA IMENSAMENTE o que somos capazes de perceber à nossa volta, e como explicamos o que nos cerca e o que sentimos.

?Ruth BENEDICT escreveu:

“A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas.”

- Para uma pessoa da cidade, a floresta é um conjunto desordenado de árvores, ao passo que para os índios que nela vivem, p.ex., ela tem um SIGNIFICADO QUALITATIVO e uma REFERÊNCIA ESPACIAL.

- O oposto também é verdadeiro, ou seja, uma pessoa do campo vê na cidade uma coleção confusa de ruas e edifícios, além de um movimento desordenado de pessoas e automóveis. Ao passo que para os que nela vivem, a cidade possui uma ORDEM física e espacial, e o movimento possui um sentido lógico.

- O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as POSTURAS CORPORAIS são assim produtos de uma HERANÇA CULTURAL.

Da mesma forma como cada família pode deixar aos seus descendentes uma herança material (patrimônio familiar), a nossa sociedade nos deixa uma HERANÇA de valores, modos de agir e pensar, conhecimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com