TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Monografias: Historia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  157 Visualizações

A importância da historia para a formação do pedagogo

Trata-se de uma história dinâmica, consciente que objetiva criar no aluno um espírito crítico? Ou uma história cristalizada no tempo e no espaço pelo radicalismo dos “conservadores” da história?

, pois partimos do pressuposto de que a mesma pode vir a constituir-se num dos instrumentos teóricos fundamentais para que o pedagogo adquira aguda consciência da realidade na qual atua e adequada fundamentação teórica que lhes permita uma ação coerente. Pode, assim, contribuir para a formação de um educador crítico, dotado de uma consciência social provida de objetividade suficiente que lhe possibilite: perceber a sociedade em que vive como uma construção humana, que se reconstrói constantemente ao longo das gerações; perceber a si próprio como um agente social que fatalmente intervém na sua sociedade, seja com ela compactuando, seja transformando-a; perceber o sentido dos processos que orientam o constante fluxo social, bem como o sentido de sua intervenção nesse processo.

O que aqui procuramos apresentar é o resultado de algumas indagações e respostas obtidas para a construção de um terreno sólido no ensino de uma História da Educação que contribua para a formação de um pedagogo numa perspectiva crítico-dialética do contexto sócio-econômico e político brasileiro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com