TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Artigos Científicos: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  7.657 Palavras (31 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

Angélica I. Vergílio Schiavon RA: 5560125466

Kerli Baena Bento RA: 3835704572

Lúcia Helena Martins RA: 5372989250

Márcia Regina R. P. de Oliveira RA: 3837720659

Joelma Freitas Garcia RA: 5312967047

Atividade Prática Supervisionada

(ATPS) entregue como requisito para

conclusão da disciplina “Didática e

Práticas de Ensino”, - 3º semestre -,

sob orientação do professor-tutor à

distância Ludmilla Cristina Sauhi.

Bauru

Abril/2013

Universidade Anhanguera – UNIDERP

ETAPA 1

1) Nome da Escola em que o Projeto foi Desenvolvido: EE. Prof. Esmeralda Leonor Furlani Calaf.

Nome do Projeto: Indisciplina. O que fazer?

2) Público – Alvo: Alunos do 3º ano

3) Justificativa / Fundamentação teórica: Atualmente a indisciplina tem sido um dos maiores desafios enfrentados pela escola, apontado em pesquisas como sendo um dos maiores responsáveis pelo fracasso no processo escolar, ela é o principal tema abordado em reuniões de pais e mestres. Como resolvê-la? O que fazer? Não há uma receita pronta e nem solução fácil, entretanto, é essencial construir na escola um ambiente colaborativo e trabalhar com os alunos questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de valores e atitudes.

4) Objetivos Gerais: Promover reflexãosobre a indisciplina no cotidiano da escola e a construção de um ambiente colaborativo entre alunos, professores e demais funcionários através do desenvolvimento de valores e regras morais.

5) Objetivos Específicos: Incentivar o respeito e a autonomia do aluno. Promover a cooperação no meio escolar. Treinar o equilíbrio e a reação do professor de forma justa diante de uma situação problemática. Promover a autoridade do professor através do diálogo e da construção de relações de respeito com o aluno. Levar os alunos a compreenderem e cumprirem as regras.

6) Cronograma: Tempo de Desenvolvimento do Projeto= 8 aulas

Introdução ao Tema Indisciplina e Dinâmica: Tempo = 2 aulas

Exibição de Filme e Debate: Tempo = 2 aulas

Montagem de Peça de Teatro: Tempo = 2 aulas

Apresentação da Peça e Debate: Tempo = 2 aulas

7) Desenvolvimento / Ações: Para desenvolver com os alunos o tema escolhido, usaremos alguns métodos como aula expositiva, debates, dinâmicas e apresentação de teatro. Utilizaremos também alguns recursos como: DVD, filme, papel, lápis, caneta e borracha. E através de todos esses recursos vamos incentivar a participação de todos os alunos, fazendo com que eles participem dos debates, e das dinâmicas sempre expondo suas opiniões e fazendo com que entendam o tema e identifiquem o que é certo e o que é errado, refletindo sobre suas próximas atitudes. O objetivo final é fazer com que ascrianças se coloquem no lugar dos professores, diretores, monitores, etc., e vejam o quanto suas atitudes de indisciplina prejudicam o trabalho deles e atrapalha o convívio entre eles.

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Etapa 2

A Rotina no Ambiente Escolar.

O ambiente visitado foram escolas de ensino de educação infantil, sala de aula de 2º ano do ensino fundamental.

A rotina das crianças foi observada desde a entrada na escola e consequentemente para sala de aula. Após o sinal de entra as crianças fizeram fila e se dirigiram para sala de aula junto com a professora e o estagiário. Após todos se acomodarem a professora deu inicio a aula com uma leitura (O Príncipe Desencantado) de Flávio de Souza, ao término da leitura foi explicado o sentido da história e as crianças iniciaram um debate a respeito do que foi compreendido, o debate foi muito satisfatório, pois os alunos interagiram tanto entre eles como com a professora e o estagiário e demonstraram bastante interesse sobre a leitura. O objetivo da professora era relatar que a história pode ser contada de varias formas, e que a historia pode ser modificada, é só utilizarmos a imaginação e modificá-las da maneira que quisermos. Foi observada também a produção e interação das crianças, identificamos o quanto a leitura favorece aos alunos e foi relacionado a riqueza que a leitura proporciona à eles.

Depois da leitura também foram feitas perguntas ás crianças: se houve alguma parte da história que elas gostarammais, o que elas gostariam que tivesse acontecido diferente na história e se houve algo de que elas não teriam gostado. Através dessa proposta pedagógica, foi observada uma atividade construtiva, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades da leitura através disso, desenvolver a capacidade de observar, descobrir e pensar.

Foi também observado o envolvimento do aluno na atividade, seu desempenho em participar das atividades, expressão oral e reconhecimento de letras e palavras através de ilustração.

Ao final da aula concluímos que a atividade proposta pela professora, trás em si o potencial de ajudar a construir uma comunidade de leitores na escola e as crianças tenham múltiplas oportunidades de explorar os livros, escolher suas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas lhe trás. O objetivo também é para que a criança possa interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento.

Podemos considerar excelente o comportamento em geral dos alunos dentro da sala de aula, com exceção apenas de um pequeno número de alunos que por falta de interesse na aprendizagem não mantiveram a atenção nas atividades propostas pela professora. Mas chegamos a conclusão que o trabalho da professora ao final de sua aula, foi muito produtivo e satisfatório.

Universidade Anhanguera –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com