TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação E Da Pedagogia

Ensaios: Historia Da Educação E Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.337 Palavras (14 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

História da Educação e da Pedagogia

Cidyane Nogueira Rabello Busato RA: 8305764461

Michelly Frigi Santos RA: 6728267979

Renata De Mano Batista RA: 6791420386

Rafaela Macedo de Oliveira RA: 6791377741

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia ”, sob orientação da professora - tutora a distância Dra . Camila Beltrão Medina .

São José dos Campos, 10 de Abril 2014.

A História da Educação e da Pedagogia – Somos feitos de tempo ?

O conceito de memória , no sentido literal é a presença de passado , a memória é uma construção de fatos passados não de um individuo , sociedade ou nação , mas toda memória é coletiva , e seu atributo principal é garantir a continuidade do tempo e preservação da história.

A preservação da memória histórica , a reconstituição do passado nem sempre são iguais em todos os lugares e em todos tempos , pois os conceitos de memória podem ser influenciados de acordo com a cultura dos lugares em no tempo em que aconteceram. É preciso saber diferenciar o conceito de memória e de história , de memória com tradição artesanal , afetiva , múltipla , história enquanto disciplina , com estudo cientifico , que demanda analise e explicação. Por exemplo os historiadores ocidentais baseados na cultura grega , comparam memória com conhecimento com aproximações e diferenças em relação com a ciência moderna , quanto ao conceito de história os gregos antigos associam a procura , investigação.

No final do século XIX foi construído o conceito de História como disciplina e foi desvinculada da filosofia ,para adquirir conotações mais técnicas e científicas , a história passou a ser vista como ciência e disciplina , em relação a memória . No que diz respeita a pedagogia moderna a memória perde um pouco de importância tendo a função apenas de decoração , por outro lado ela valoriza o saber científico e técnico formando homens ativos economicamente mais dóceis politicamente .

Em busca de um novo conceito de memória Walter Benjamin seu conceito de memória esta vinculado ao sentido da consciência , ter consciência é ter a capacidade de ter dimensões de temporalidade na relação entre o presente passado e futuro , ele também é um grande incentivador da busca de novas linguagens capazes de incorporar a convergência das imagens . Para este autor a grande questão da memória não era aquilo que era possível rememorar , mas saber lidar com o esquecimento , de como revelar fatos esquecidos da história. Para Benjamin rememorar é um ato político que pode produzir um despertar , rememorar significar trazer a tona um passado vivido , na busca de novos rumos para construção do futuro . Portanto Benjamin nos traz um conceito de memória capaz de ampliar o conceito de sujeito tanto no âmbito social quanto psicológico , conceito de memória capaz de produzir conhecimentos , em diferentes espaços , tempos , sujeitos , diferentes visões de mundo , a de uma criança e um filósofo por exemplo .

Benjamin se opõe ao desenvolvimento temporal continuun , a exigência do presente , portanto o conceito de memória de Benjamin permite a concepção de história , tempo , narrativa . Ao textos de Benjamin não podem ser encaradas como verdades já dadas , mas são um convite a realização de uma viagem , aberto a produção de significados .

No Brasil apartir dos anos 90 mas principalmente apartir do ano 2000 , tem sido produzidas várias pesquisas na busca do conceito de memória , conceito esse usado pelo MEC também nos anos 90 , para fundamentar o conceito de memória para o ensino de História , no nível de escolarização , mas ainda prevalece os conhecimentos científicos , que visam a formação de cidadãos economicamente ativos e politicamente dóceis . Grupos de pesquisadores de universidades nacionais tem se voltado especialmente para essa temática do estudo da Memória , História e Educação , um exemplo é um grupo de pesquisadores da UNICAMP que desde 1980 tem se dedicado as pesquisas relativas ao estudo da História , e nos últimos anos tem se dedicado ao estudo da História da educação no Brasil.

Inúmeras pesquisas de diferentes métodos tem se aberto para o conceito de memória , tem se buscado novas possibilidades para educação histórica , tem se permitido a ampliação da im agem do pesquisador e do pesquisado , tanto do ponto de vista social como psicológico , tem se permitido o afastamento da racionalidade instrumental , técnica .

Texto 1 - A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do

Movimento da contra reforma católica.

A princípio, podemos dizer que o homem seja um ser histórico, já que suas ações e pensamentos mudam no tempo, á medida que enfrenta os problemas não só da vida coletiva, como também da experiência pessoal. A pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural.

Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados, ao mesmo tempo em que estabelece projetos de mudança. Ou seja, o homem se insere no tempo: o presente humano não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro.

A essência da Contra-Reforma católica é marcada por uma defesa tão intransigente de prerrogativa da Igreja Católica sobre a educação, que acaba envolvendo na condenação tanto as iniciativas alheias à extensão da instrução às classes populares como toda inovação cultural.

A orientação pedagógica da Igreja Católica, como resposta ao protestantismo, foi fixada no Concílio de Trento. O concílio insistiu muito sobre os livros e sobre a escola.

O concílio condenou, com dez “regras”, várias espécies de livros, especialmente os livros sagrados, listando-os minuciosamente. Quanto às escolas, o Concílio de Trento providenciou a reorganização das escolas católicas, evocando explicitamente as antigas tradições.

Com tudo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com