TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hífen

Dissertações: Hífen. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2012  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

O hífen é usado com vários fins em nossa ortografia, geralmente, sugerindo a ideia de união Semântica. O hífen une duas palavras formando um conjunto sem espaços. Vejamos quais são esses usos.

Pronome átono posterior

Quando o verbo é seguido de pronome átono, usa-se hífen entre os dois. Por exemplo:

Faça-me, faça-te, faça-o, faça-a, faça-os, faça-as, façam-lhe, façam-no, façam-na, façam-nos, façam-nas, façam-vos, façam-lhes.

Usam-se dois hifens quando após o verbo temos dois Pronomes átonos seguidos. Exemplo:

Dava-se lhe.

O hífen também é empregado quando o pronome se interpõe entre os morfemas do verbo, o que ocorre nos tempos Indicativo futuro e Indicativo passado posterior. Exemplos:

Fa-lo-ei, Dir-lhe-ia, Ver-me-iam.

Nos enunciados em que ocorre a Palavra eis seguida por pronome átono, também se emprega hífen. Exemplos:

Eis-me, Ei-lo.

Locuções

Em muitos casos, usa-se o hífen entre as palavras de uma locução. Por exemplo: água-marinha, arco-íris e couve-flor. Em nossa escrita, representamos as locuções de várias formas. Em alguns casos, escrevemos as palavras da locução separadas, em outros, escrevemo-las juntas e, finalmente, há os casos em que colocamos hífen entre elas. Infelizmente não há uma regra que nos permita dizer qual é a representação correta para cada locução. Somente o convívio com a língua escrita nos dará a fluência na representação das locuções.

Afixos e hífen

Alguns afixos são representados em nossa escrita separados do restante da Palavra por um hífen. Por exemplo: anglo-saxão, açaí-mirim e extra-oficial. Existem algumas regras que nos ajudam a decidir quando usar hífen para isolar afixos, embora não sejam regras simples. O convívio com o idioma escrito, nesse caso, costuma ser mais eficaz que a memorização das regras, mas vejamos quais são elas.

O prefixo tem característica adjetiva. Isso é especialmente comum com prefixos que indicam nacionalidade, posição relativa ou área do conhecimento. Exemplos: luso-brasileiro, sino-soviético, austro-húngaro, ínfero-anterior, econômico-financeiro.

*O sufixo é de origem tupi-guarani e tem função adjetiva como Açu, Guaçu e mirim. Usa-se hífen em alguns casos como: andá-açu, amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açú.

*Com os prefixos auto, contra, extra, infra, intra, neo, proto, pseudo, semi e ultra, se na sequência vier Vogal, h, r ou s: Exemplos: auto-educação, contra-almirante, extra-oficial, infra-hepático, intra-ocular, neo-republicano, proto-revolucionário, pseudo-revelação, semi-selvagem, ultra-sensível, etc. Exceção: extraordinário.

*Com os prefixos ante, anti, arqui e sobre, quando seguidos por h, r ou s: Exemplos: ante-histórico, anti-higiênico, etc.

*Com o prefixo supra, quando seguido de Vogal, r ou s: Exemplos: supra-auxiliar, supra-renal, supra-sensível, etc.

*Com o prefixo super, quando seguido por h ou r: Exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com