TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDIOMA - IDIOMA E DISCURSO

Tese: IDIOMA - IDIOMA E DISCURSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE II

LÍNGUA – LINGUAGEM E FALA.

1.

Concepções de linguagem são formas de olhar a linguagem. Existem três concepções fundamentais:

• A linguagem é expressão do pensamento- esta concepção fundamentada nos estudos tradicionais, tem o enfoque no ensino da grafia e da gramática, o aluno é levado a apenas reproduzir o pensamento de outros autores, e assim sua comunicação é impessoal. O importante é que se expresse e escreva bem, não leva em conta se tem originalidade ou não, aqueles que sabem se expressar, pensam.

• A linguagem é instrumento de comunicação- vê a língua como algo capaz de transmitir uma mensagem do emissor ao receptador. Leva em conta a criatividade do aluno, valoriza o escrever bonito, mesmo se o aluno não entenda o significado do texto ou dos fatos narrados.

• A linguagem é forma de interação- aqui a linguagem é concebida de forma mais ampla, ela é o elemento da interação entre os homens. O significado das palavras depende do contexto usado e do entendimento de cada interlocutor. O aluno é levado a formar uma linguagem criativa e critica, aprende a ter seu próprio ponto de vista.

2.

Questões prévias, segundo Geraldi, são questionamentos que o professor deve fazer antes de ensinar alguma coisa: Para quê vou ensinar isto? Ou Para quê as crianças precisam aprender isso? Sem encontrar um motivo coerente e concreto para o ensinamento “disto ou daquilo”, perde-se o sentido da aprendizagem. Sem objetivos não há razão de ensinar ou aprender.

3.

Saber entender a linguagem verbal e não verbal é importante tanto para o professor quanto para o aluno em sala de aula. Amplia-se o domínio da linguagem do aluno quando este aprende a perceber e a diferenciar entre linguagem verbal e não verbal, ele começa a ler as “entrelinhas”, aguça a criatividade e aprende a relacionar a linguagem com sua vida. Quanto ao professor, quando percebe as linguagens não verbais transmitidas por seus alunos, aprende a individualizá-los e ajuda a criar vínculos capazes de ajudar este educando em momentos “fora do comum”: violência física, emocional ou sexual.

4.

Eu utilizo com freqüência a linguagem não verbal, as pessoas que comigo convivem, percebem se estou triste, feliz, brava, preocupada, etc, por expressões faciais ou pela forma como ando ou pelo modo de olhar.

Quando estou impaciente ou interiormente agitada e ansiosa, fico movimentando meus pés, falo mais rapidamente e não paro quieta. Se fico com o olhar fixo mas acompanho o movimento das pessoas ou dos objetos significa interesse ou admiração; mas se fico olhando fixamente no vazio é desatenção ou desinteresse, nesses momentos viajo, estou em outro mundo. Prefiro me vestir discretamente, pois não gosto de ser o centro das atenções, me considero um pouco tímida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com