TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICAÇÕES DO RESENHISTA

Tese: INDICAÇÕES DO RESENHISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 9

A autora desenvolveu a pesquisa como requisito para obtenção do titulo de mestre em Engenharia de Produção no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina mestre em Engenharia de Produção no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para a realização da presente pesquisa, cujo tema é o Desenvolvimento De Um Procedimento De Avaliação de Práticas de Responsabilidade Social das Organizações Produtivas, PACZKOWSKI, Shirley, foi orientada pelo Prof. Dr. LERÍPIO ÁVILA, Alexandre. Sua pesquisa foi publicada em forma de dissertação (mestrado), no ano de 2003.

Inicialmente a autora faz um breve resgate histórico sobre Responsabilidade Social a partir de dados secundários obtidos em fontes bibliográficas clássicas e as mais recentes, além de coletar informações e dados secundários por meio de análise documental das informações fornecidas pelas empresas que representaram as unidades de análise da presente pesquisa.

A partir de informações dadas nesta dissertação pode-se verificar que os conceitos de responsabilidade social empresarial são debatidos por um período muito maior de tempo em relação ao Brasil devido ao entendimento acertado de que o tema é vital para qualquer empresa que queira obter sucesso ao longo prazo utilizando-a como um mecanismo pelo qual é passível de se criar estratégias para se obter benefícios de variadas formas como, por exemplo, melhorar a sua imagem corporativa.

Desse modo, a responsabilidade social deve ser vista como algo positivo, como um investimento, e não uma despesa. Verifica-se que por mais que o objetivo de qualquer empresa seja o lucro, há a possibilidade de ao mesmo tempo obtê-lo, também podem colaborar com o cumprimento de objetivos sociais, ambientais, fazendo a integração destes com a responsabilidade social.

Outro ponto importante citado na dissertação de forma perspicaz e a correlação feita entre ética e responsabilidade social, pois hoje em dia um meio pelo qual as empresas podem potencializar significativamente seus lucros e ser competitiva é relacionar sua marca a conceitos e valores éticos. Desse modo, para que o consumidor seja conquistado, há a necessidade de se evidenciar que tais organizações assumiram uma postura mais correta em varias frentes como, por exemplo, o seu relacionamento com os consumidores, funcionários, fornecedores e clientes e também em relação as leis, direitos humanos e ao meio ambiente.

Além disso, também é importante ressaltar que essas atuações sociais são muito benéficas e devem ser utilizadas para valorizar a empresa no mercado, porém tais atitudes, valores e objetivos devem estar sempre associadas a ética da empresa afim de que se possa gerar resultados que com certeza irão contribuir de forma muito significativa para a melhoria das condições sociais da comunidade ou região na qual a empresa esta inserida.

Com isso, a organização que possuir uma gestão socialmente responsável e integra poderá evoluir. Adotando um compromisso com a ética, sustentabilidade ambiental e social como um todo, as empresas estarão desempenhando inteiramente sua responsabilidade social e contribuindo para que sociedade se torne cada vez melhor, como deve ser e será.

Outro ponto destacado pela autora com extremam relevância é em relação as enormes desigualdades sociais e as carências existentes no pais que acabam fazendo com que a responsabilidade social tenha uma importância muito maior do que possivelmente ela deveria ter, pois a sociedade de uma certa forma espera que as empresas assumam a responsabilidade se serem agentes de transformação social, auxiliando na construção de uma sociedade muito melhor do que é hoje.

Uma sociedade onde não haja pessoas excluídas. Isso é muito difícil de ser alcançado, porém o distanciamento entre ricos e pobres é algo que com certeza pode,deve e vai ser melhorado com o tempo, mas que para o desejo de todos os envolvidos não seja tão grande. Também com verifica-se, um dos motivos para que as organizações privadas estejam assumindo e implementando ações de responsabilidade social, é o fato de que os órgãos governamentais não estão sendo capazes de atender os anseios da sociedade fazendo haja aberturas para que tais parcerias possam ser concretizadas.

Após essa caracterização geral, a autora explicita que optou por investigar um projeto que apresenta essa relevância por considerar a necessidade de obter conhecimento com maior profundidade sobre responsabilidade social, que é algo novo na prática empresarial sendo extrema a sua importância, conceituando e delimitando o tema que são uns dos grandes desafios dos estudos sobre este no contexto empresarial, visto que assumem diferentes praticas e também pela escassez de pesquisas científicas sobre o tema que devido a sua relevância deveria haver um grande numero de estudos e pesquisadores interessados e ainda, por não haver nenhuma pesquisa científica que trate do tema com a urgência e a responsabilidade e seriedade que ele exige, tendo em vista a necessidade de mudança de consciência em relação ao meio em que vivemos hoje em dia e nas próximas décadas afim de termos uma qualidade de vida melhor do que a que possuímos nos dias atuais.

Além disso, a autora sabiamente identificou devido a sua busca pelo saber a possibilidade de direcionar sua pesquisa para empresas da região portuária, pois como já foi dito, havia uma grande escassez de tais trabalhos enfocando o tema na Região Portuária do Paraná e uma legitima pressão popular em relação ao assunto, em razão de que estes estão cada vez mais tendo a percepção dos benefícios que poderão ser usufruídos por todas as partes envolvidas.

Desse modo, houve profunda investigação a respeito ao campo da responsabilidade social dessa região através obtenção de dados e informações no campo em relação a toda forma de vida além do aspecto ambiental, e também uma questão que é extremamente importante e que a autora procurou evidenciar de astuta, é no que diz respeito ao modo como as organizações se relacionam com os seus empregados, pois é esse é uma das principais e mais relevantes parte das justificativas desta dissertação, pois se leva em conta a inclusão do ser humano em todo seu aspecto multidimensional.

3 INDICAÇÕES DO RESENHISTA

A dissertação tem por objetivo desenvolver um procedimento de avaliação da responsabilidade social no contexto organizações. Sendo de grande valia para estudantes universitários, professores e profissionais das mais diversas áreas, afim de que possam ter uma compreensão maior a respeito. É de grande auxilio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com