TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre O Trabalho Com gêneros Em Sala De Aula, Pensando Nos Anos Iniciais, Quais gêneros Você Indica Para Serem Trabalhados?

Monografias: Sobre O Trabalho Com gêneros Em Sala De Aula, Pensando Nos Anos Iniciais, Quais gêneros Você Indica Para Serem Trabalhados?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

JUSSIMÁRI RODRIGUES DE OLIVEIRA

BRINCANDO E APRENDENDO COM A LITERATURA INFANTIL

Projeto de Atuação e aprendizagem apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR,como requisito parcial avaliativo da disciplina de pesquisa Estágio I: Educação infantil.

Barreiras

2013

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO............................................................................................4

JUSTIFICATIVA................................................................................................5

LITERATURA LÚDICA E EDUCAÇÃO INFANTIL............................................6

OBJETIVO GERAL...........................................................................................7

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................................8

TEMAS A SEREM TRABALHADOS POR ÁREA..............................................9

OPERALIZAÇÃO METODOLOGICA...............................................................10

AVALIAÇÃO......................................................................................................11

RECURSOS HUMANOS...................................................................................12

RECURSOS MATERIAIS..................................................................................13

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.....................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................15

ANEXOS............................................................................................................16

APRESENTAÇÃO

Este é um projeto da Disciplina de Pesquisa e Estágio na Educação Infantil que trata da importância da literatura infantil e da ludicidade para a criança de 05 anos do pré escolar da Creche Municipal Professora Tercina Pereira Alves Angical-BA.

Sabemos que, o início da vida intelectual de uma criança é muito delicado e requer uma atenção especial, pois é esta a fase das descobertas do mundo a sua volta, a convivência com o adulto, os questionamentos, a relação entre o real e o imaginário, o mundo da fantasia e belezas que nós adultos, em suaZmaioria, não enxergamo.

O estágio (PIMENTA LIMA; 2005/2006,p. 6):” se construir como um campo de conhecimento,o que significa atribuir-lhe um estudo epistemológico que supera sua tradicional redução à atividade prática fundamental”. Esta concepção refere aos diversos campos dos saberes que abrange tanto a teoria quanto a prática. Sendo que, o objetivo se insere na realização de uma abordagem intrínseca da atuação da atuação e aprendizagem na primeira etapa da educação infantil, bem como as contribuições e práticas pedagógicas das acadêmicas.

“Literatura Infantil é, antes de tudo literatura: ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização” (Coelho 2003)

JUSTIFICATICA

O campo Educação Infantil nos últimos anos está sendo foco de discussões tematizadas no intuito de fortalecimentos das prática pedagógicas mediadoras de aprendizagens e, principalmente do desenvolvimento da criança. Nesse sentido, a parti do estágio de observação , foi observado que há uma grande preocupação quanto à formação continuada dos professores e monitores, no processo de desenvolvimento integral das crianças e na falta efetiva dos familiares, fator essencial desse processo de aprendizagem.

A Creche Municipal Professora Tercina Pereira Alves localizada em Angical - Bahia. A turma observada é composta por 08 meninos e 06 meninas, as salas de aulas são pequenas pouco iluminada, e não tem ventilação.O pátio não contém parquinho equipado com brinquedos que propocione momentos de lazer mais efetivo para as crianças.

O PPP da escola segundo a direção, está em construção, no entanto, esse ano o mesmo ainda não foi explorado.Umas das queixas da comunidade escolar diz respeito a falta de recursos financeiros e didáticos que viabilize o trabalho da instituição de ensino.Segundo a diretora, os professores desenvolvem um bom trabalho e participam efetivamente dos projetos realizados na creche,todos atuam em coletividade.

Desta forma é notório que a Creche Municipal Professora Tercina Pereira Alves apresenta anseios e situação que urge por maior atendimento dos gestores municipais, no intuito de amenizar as condições de oferta da condiçao de oferta da educação para a criança de 0 a05 anos.

LITERATURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação é o processo de ensinar e aprender. É o desenvolvimento do individuo em sua totalidade. Segundo Brandão (189): Ninguém escapa da educação. E em casa ,a na rua na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela:para aprender e ensinar p.7. A educação está inserida em todos os espaços formais ou informais, todos estão sujeitos a ela.

A educação é caminho do conhecimento integral do ser humano. Nãoestápresente apenas dentro das instituições formais de ensino, vai muito alem, está por toda parte. A busca à educação é uma procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com