TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DO CINEMA NA SOCIEDADE

Por:   •  10/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.104 Palavras (25 Páginas)  •  1.968 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ÉRICO VERÍSSIMO

ALESSANDRO BARROZO

ALEX ALMEIDA

DARCI RIBEIRO

FELIPE SCHONS

GABRIEL PEREIRA

JÉSSICA ZANOTTO

LEONARDO SANTANA

INFLUÊNCIA DO CINEMA NA SOCIEDADE

ERECHIM

2014

[pic 2]

ALESSANDRO BARROZO

ALEX ALMEIDA

DARCI RIBEIRO

FELIPE SCHONS

GABRIEL PEREIRA

JÉSSICA ZANOTTO

LEONARDO SANTANA

A INFLUÊNCIA DO CINEMA NA SOCIEDADE

Pesquisa realizada como requisito para aprovação na disciplina de Seminário Integrado -2º ano - Ensino Médio Politécnico, Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo.  Sob orientação dos Professores: Aline Cristina Fiabani e Wahidy Detoni.

ERECHIM

2014

[pic 3]

AGRADECIMENTOS

À escola Érico Veríssimo por nos ceder o espaço para pesquisas, aos professores orientadores Aline Fiabani e Wahidy Detoni por nos auxiliarem durante todo o processo de pesquisa e formulação do trabalho, e a todas as pessoas que se disponibilizaram a participar das entrevistas realizadas.


[pic 4]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

REFERENCIAL TEÓRICO        6

1. SURGIMENTO DO CINEMA        6

2. CUSTOS E EVOLUÇÃO DO CINEMA        7

2.1. TECNOLOGIAS UTILIZADAS        7

2.1.1. CHROMA KEY        7

2.1.2. BULLET TIME        8

2.1.3. SLOW MOTION        9

2.2. FILMES, GASTOS, LUCROS E PREJUÍZOS        10

2.2.1. OS FILMES MAIS CAROS JÁ FEITOS        10

2.2.2. OS FILMES MAIS RENTÁVEIS        11

2.2.3 FILMES MENOS RENTÁVEIS        12

3. O CINEMA INFLUENCIA A SOCIEDADADE...         13

3.1. A INFLUENCIA DO CINEMA PÓS-MODERNO        13

3.2. A ELITE DO CINEMA BRASILEIRO        14

3.3. AFINAL QUEM INFLUENCIA QUEM?.        15

3.3.1. EQUILIBRIO        17

3.3.2. MODISMO DO CINEMA?        17

3.4. CRIMES INSPIRADOS POR FILMES        19

MATERIAIS E MÉTODOS        21

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        22

CONCLUSÃO        24

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA        25

INTRODUÇÃO

      Segundo a história, a origem, bem como a evolução da chamada sétima arte, insere elementos e conhecimentos em diversas ramificações, um capítulo de muito valor, foi a sua grande importância pelo engrandecimento da transformação do mundo assim como o conhecemos.   O que hoje entendemos por cinema antes era conhecido pelo elegante nome de cinematógrafo.

      Quando falamos de “cinema” não estamos nos referindo ao espaço em si, cadeiras alinhadas, sala escura, um grande telão e o saquinho de pipocas no colo, mas sim a todos os filmes que se pode ter acesso. Dessa forma abrange desde a década de oitenta, tempo em que foi criado o primeiro filme, até os filmes contemporâneos. De lá pra cá, muito mudou, da péssima qualidade fomos a full HD, dos filmes sem som algum, fomos a Dolby Digital, criamos até o ambiente 3D, onde parece que estamos dentro do filme.

      Porém toda essa evolução não veio a baixo custo sem ser desnecessário, pois não é preciso ser um perito no assunto para notar quando o filme é pobre de efeitos especiais ou quando os tem de má qualidade. E isso só tende a mudar, o olhar crítico das pessoas se aguça de filme a filme assistido. Quanto mais efeito e perfeição houver em um, mais será exigido em outro. Dessa forma, iniciou-se uma competição desenfreada para o melhor filme lançado, consequências dessa inacabável competição foram os preços exorbitantes. Atualmente um filme “decente” dificilmente baixa a casa dos bilhares.

      Chegamos então a principal questão do trabalho: “A influência do cinema na sociedade”. Apesar de muitos dizerem que o cinema não passa de uma distração, vamos mostrar e afirmar que ele pode influenciar sim a sociedade. Desde o estilo de como usar roupas para um, até assassinatos usando como base os piores vilões para outro. Porém há outro detalhe, o cinema influencia a sociedade ou é a sociedade que influencia o cinema?



REFERÊNCIAL TEÓRICO

1. SURGIMENTO DO CINEMA.

      Quem não se encantou quando foi pela primeira vez ao cinema assistir a um filme? Imagine então como ficaram as pessoas que assistiram o primeiro filme do mundo. Até o início do século XVIII, as únicas formas encontradas pelo homem para conservar a imagem de uma paisagem ou pessoa era guardando-a na memória ou sendo retratada em tela por um pintor. Essa realidade mudou quando, na França, em 1826, o inventor Nicephóre Niepce conseguiu registrar uma paisagem sem pintá-la, demorou 14 horas para alcançar o feito. A imagem foi registrada com o auxílio de uma câmera escura numa placa de vidro. O filme fotográfico só foi inventado em 1879, por Ferrier e aperfeiçoado pelo americano George Eastman. Algum tempo depois os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, que era uma câmera de filmar e projetar imagens em movimento.

      A primeira exibição de cinema em toda a história mundial ocorreu no ano de 1895 na cidade de Paris, França, no Grand Café. Os organizadores dessa grande proeza foram os irmãos Auguste e Louis Lumière.   Filhos de um fotógrafo e industrial do ramo da fotografia, os irmãos Lumière inventaram o cinematógrafo, a primeira câmera filmadora do mundo, que registrava e reproduzia imagens em um anteparo.

      Na primeira sessão de cinema, os irmãos Lumière exibiram 10 filmes com 40 a 50 segundos cada um. Os filmes até hoje mais conhecidos dessa primeira sessão foram "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat", cujos títulos já retratam bem seus conteúdos.   A sessão inaugural do cinema acabou sendo um verdadeiro sucesso na França. Todos passaram a comentar e a querer ver a nova invenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (485 Kb)   docx (203.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com