TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idéias legais

Tese: Idéias legais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Tese  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Direito e lei

O autor Roberto Lyra Filho trás alguns conceitos, o direito esta associado a lei e são distintos , a lei sempre vem do Estado que é a classe dominante e rege a sociedade. Não se pode afirmar que todo conjunto de leis seja direito legítimo. Existem contradições na lei, na ideologia do Estado em reilação entre direito e lei, tenta nós convencer que não há nada além do legislado, não existindo o direito de procurar, porque o poder atende o povo. Mas devemos analisar criticamente as leis, sendo que existem algumas que precisam se adequar, o direito emana da sociedade que esta sempre em transformações não sendo algo pronto.

Ideologias Jurídicas

Sendo conjuntos de ideias de uma pessoa ou de um grupo, suas origens e funcionamentos, nenhuma pessoa raciocina perfeição, estando propicio a deformações. As ideologias principais são: ideologia como crença; Ortega diz que a ideia vem do esforço da mente e do senso critico e as crenças das opiniões que a pessoa tem conforme a sociedade que vive então toda ideologia se considera como crença.

Ideologia como falsa consciência; é uma deformação da realidade, cegando parte da inteligência, exemplos como a superioridade de um branco sobre um negro, e do machismo do homem dizendo do que a mulher é inferior.

Ideologia como instituição; o marxismo investiga as raízes sócias do saber, para os interesses dos que controlam a vida social. As ideias ocorrem conforme as divisões de classes, e mudam conforme a classe que esta no poder, favorecendo umas classes e se opondo a outras. A informação de idelogias vem a partir das contradições na estrutura sócio-economica, mas as ideologias do sujeito, não foram criações dele, mas foram recebidas. Então o conceito de ideologia como instituição é algo que é criado e se manifesta na sociedade. Conforme as crises sociais se desenvolvem contradições aparecem às ideologias, que enxergam os problemas e buscam a verdade. Se nos não deixarmos levar pela alienação e criticar as contradições na estrutura social, estando sempre participando do discurso.

Principais Modelos de Ideologia Jurídica

O ordenamento jurídico que impõe e obriga. A positividade do direito não leva ao positivismo e o direito justo faz parte da dialética jurídica.

Sociologia no Direito

A Sociologia do Direito estuda a base social de um direito especifico e a sociologia jurídica estuda o Direito em geral. As fazem intercambio, mas não são idênticas nas suas tarefas cientificas. Existindo duas posições fundamentais na sociologia geral. A sociologia da estabilidade harmonia e consenso, que é uma variedade de grupos com padrões de normas, com o consentimento da coletividade, sendo a sociologia do burguês mais fraco. E a sociologia da mudança e, conflito e coação, que pertence à pequena burguesia, espaço social ocupado por grupos em conflitos. A tarefa da na visão dialética social do direito, exige um aperfeiçoamento constante, para buscar a essência do Direito.

A dialética social do Direito

O autor fala que a tecnologia tem papel importante para os fatos sócias, uma sociedade acaba sendo influenciada por outra sociedade, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com