TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ingles

Dissertações: Ingles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  2.169 Visualizações

Página 1 de 3

01. (Cesgranrio-RJ) Em coelhos, conhecem-se aIelos para a cor do pêlo: C (selvagem), cch (chinchila), ch (Himalaia) e ca (albino). A ordem de dominância de um gene sobre outro ou outros é a mesma em que foram citados. Cruzando-se dois coelhos varias vezes, foram obtidas varias ninhadas. Ao final de alguns anos, a soma dos descendentes deu 101 coelhos himalaias e 99 coelhos albinos. Quais os genótipos dos coelhos cruzantes?

02. (Fuvest-SP) No coelho há uma série de quatro alelos que determinam a cor da pelagem. Quantos desses alelos devem estar presentes em cada coelho? Explique.

03. (EFOA-MG) A cor do pelo em coelhos depende de uma serie de alelos múltiplos: C, cch, cc, e ca, responsáveis, respectivamente, pelas pelagens selvagem (aguti), chinchila, himalaia e Albina. A relação de dominância entre eles é C > cch > cc >ca. Um criador colocou uma fêmea himalaia e dois machos chinchilas, de genótipos diferentes, em uma mesma gaiola. Depois de um certo tempo, nasceram 8 coelhinhos, sendo 4 chinchilas, 2 himalaias e 2 albinos. Com base nesses dados, responda:

a) Qual o genótipo da fêmea himalaia e do macho chinchila que a fertilizou?

b) Qual o resultado fenotípico esperado se a mesma fêmea himalaia cruzar com outro macho chinchila e nascerem outros 8 coelhinhos?

04. Considerando-se um locus gênico que apresenta cinco tipos de alelos alternativos (alelos múltiplos), quantos tipos de genótipos diferentes podem ocorrer em uma população diplóide?

05. (UFMG) Em coelho, os alelos C, ch e ca condicionam, respectivamente, pelagem do tipo selvagem, do tipo himalaio e do tipo albino. C é dominante sobre ch e ch é dominante sobre ca. Do cruzamento Chca x Ch ca, nasceram 120 coelhinhos. Quantos devemos esperar que sejam machos himalaios

06. Quando um caráter depende de um par de alelos (A e a), há três genótipos possíveis: AA, Aa e aa. Se houver três alelos (A1, A2 e A3), haverá seis genótipos possíveis: A1A1, A1A2, A1A3, A2A2, A2A3, A3A3. Usando análise combinatória, quantos genótipos são possíveis para uma série de nove alelos?

07. (UFU-MG) A cor da pelagem dos coelhos é determinada por quatro genes alelos: C (selvagem), cch (chinchila), ch (himalaia), ca (albino), que apresenta a seguinte relação de dominância: C > cch > ch >ca. Do cruzamento entre um macho selvagem com uma fêmea himalaia nasceram descendentes selvagens e chinchilas na proporção de 1 : 1. Responda:

a) Quais são os possíveis genótipos do macho e da fêmea em questão?

b) Quantos genes para cor da pelagem podem ser encontrados em um cromossomo da fêmea? Por quê?

c) Quantos genes para cor da pelagem podem ser encontrados no par de cromossomos homólogos do macho?

08. (Vunesp) Em abelhas, a cor do olho é condicionada por uma série de alelos múltiplos, constituída por cinco alelos, com a seguinte relação de dominância: marrom > pérola > neve > creme > amarelo. Uma rainha de olho marrom, mas heterozigota para pérola, produziu 280 óvulos e foi inseminada artificialmente por espermatozóides que portavam, em proporções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com