TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inocencia Visconde De Taunay

Ensaios: Inocencia Visconde De Taunay. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  3.055 Palavras (13 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 13

4

INTRODUÇÃO

A obra apresentada nesse trabalho foi escrita por Visconde de Taunay e tem como nome Inocência. Ela foi escrita há muitos anos por volta de 1872, tal obra não teve tanto valor no início, mas com o tempo foi considerada umas das mais importantes já escritas por esse autor de romances românticos do século XIX, época em que onde o mundo estava em crescente e acelerado desenvolvimento, e todos os acontecimentos viravam histórias para escritores desconhecidos que teriam grande valor no futuro.

O livro relata um triângulo amoroso, que foi desenvolvido no interior do Brasil na região mato-grossense, ele envolve Cirino, Manecão e Inocência. Nesse triângulo a linda jovem Inocência que já fora prometida pelo seu pai à Manecão, um homem rude considerado pelo pai da jovem como sendo um bom homem, acaba se apaixonando por Cirino, um curandeiro que foi parar em sua casa com intenção de curar as doenças da mesma, que por sua vez despertou também em seu peito uma paixão imensa pela jovem. A história é contada entorno desses romances e envolve também alguns outros personagens que vão sendo apresentados no decorrer da obra.

Como características típicas dos romances românticos a obra enfatiza o sofrimento amoroso, as tradições regionais que acabam influenciando no amor, o preconceito que a mulher sofre, e um final trágico. Esse romance é considerado regionalista ou sertanejo por abordar temas e situações que passam ao interior do país, longe das cidades, focalizando os costumes, e valores peculiares da gente do interior.

As características e peculiaridades apresentadas nesta história deram grande valor ao autor e à obra em si. A vida do autor, a época em que o livro foi escrito e os acontecimentos que influenciaram o mesmo serão abordadas neste trabalho, sem esquecer que Inocência é considerada uma obra importante para a literatura brasileira, que vem ganhando mais valor a cada dia.

5

CONTEXTO HISTÓRICO

O contexto histórico de uma obra é a época da história na qual o autor escreveu a sua obra, nessa época pode-se conter vários acontecimentos que podem influenciar na história da obra ou não. Pode-se observar na obra Inocência que o autor não revela ao leitor muitas pistas da época no qual o livro foi escrito, porém duas datas são apresentadas na obra. Essas datas não fazem referências a época na qual o livro foi escrito, porém dão uma ideia de tempo e espaço para a obra.

A obra escrita foi publicada na segunda metade do século XIX em 1872. Nessa época o Brasil estava sofrendo mudanças profundas, principalmente na política. A monarquia era o atual tipo de governo, porém sofria com a intenção de intervenção de alguns grupos políticos para a mudança do atual governo para a República, os membros da Corte usufruíam dos principais privilégios enquanto as pessoas que moravam mais ao interior do país eram esquecidas e viviam uma realidade totalmente diferente dos nobres da capital.

Essa população ao interior ganhava admiração dos aventureiros e estudiosos que a consideravam uma terra mística, desconhecida e esquecida, enquanto isso muitos conflitos iam acontecendo em diversos locais do Brasil, e o sertão que antes era esquecido, começou a ser descoberto, estudado e muito apreciado. Nessa época além dos conflitos muitas leis foram sendo criadas para garantir os direitos que a população começa a reconhecer que era necessário.

A Lei do Ventre Livre foi promulgada nessa época, ela declarava liberdade aos filhos de escravas nascidas a partir de 1871 e acabou inspirando Visconde de Taunay na criação do livro, além de que o Brasil estava em época de independência o que também influenciou os escritores nacionalistas a escrever obras que reproduzissem as características do Brasil ao jeito mais fiel possível. Nesse mesmo período, na Europa, estava em efervescência as ciências e a “Belle Époque”. Grandes avanços ocorriam nas ciências naturais, com o avanço as teorias evolucionistas, novas teorias físicas, entre outros. Já a sociedade estava em

6

grande mudança, movidos pelas novas modificações da recente 2ª Revolução Industrial, a qual tornava a burguesia cada vez mais rica e com melhores condições de vida, e as cidades cada vez maiores e com piores distribuições de renda.

7

AUTOR E OBRA

Neste trabalho sobre a obra Inocência veremos também sobre a vida de um grande escritor brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro, em 1843, Alfredo d’Escrangnolle Taunay, conhecido como Visconde de Taunay, estudou Humanidades e cursou Ciências Físicas e Matemática na Escola Militar. Participou da guerra do Paraguai e foi nomeado segundo-tenente. Logo, ingressou na carreira política, foi deputado e presidente das províncias de Santa Catarina e Paraná. Após, recebeu o título de visconde e afastou-se da política com a proclamação da República, pois era monárquico. Depois se dedicou as letras. Visconde de Taunay morreu em 1899, não só com Inocência como sua principal obra, deixando também Diário do Exército (1870) e A retirada da Laguna (1871).

Visconde de Taunay é considerado um escritor de transição entre o Romantismo e o Realismo. Embora suas obras estejam entre os romancistas românticos, a composição de suas obras situam-se nos cânones naturalistas. É possível observar detalhadas descrições da natureza e das paisagens, analise das personagens, busca da revelação dos conflitos culturais e o posicionamento dos atores diante deles.

Com toda a certeza, a sua principal obra foi Inocência, na qual ele descreve detalhadamente o sertão mato-grossense e as características, tanto física como de personalidade, que são identificados desde elementos do vocabulário até a indicação dos hábitos que o texto apresenta, na paisagem, nas ações e na linguagem. Deixa claro que considera injuriosa a opinião que os sertanejos têm sobre as mulheres.

O romance de Taunay apresenta uma visão mais realista, verdadeira, do que a média das obras românticas da época. O tipo do sertanejo, por exemplo, é construído de forma menos sonhadora, sendo mostrado como briguento e dado a vícios, como o do jogo. Além disso, é assumida uma postura francamente crítica diante de certos hábitos sertanejos, como o casamento por juramento, o

8

paternalismo excessivo, o descaso com a ciência e a condição feminina inferiorizada. Pode-se dizer que Inocência foi vítima da ignorância de Pereira e escrava de um pacto de honra em que ela entrou apenas como uma simples moeda de troca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com