TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Literária Inocência- Visconde De Taunay

Ensaios: Análise Literária Inocência- Visconde De Taunay. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 5

Análise Literária

Inocência- Visconde de Taunay

Resumo da obra

O livro Inocência conta a história de um casal que viveu um amor impossível. Inocência personagem principal era filha de um fazendeiro que tinha um terreno a perder de vista, como dito no sertão, e também era um homem muito receptivo e que honrava tudo o que falava. Um dia quando voltava da vila para sua fazenda encontrou-se com Cirino, que na conversa falou que era médico, Pereira aproveitou o encontro com um medico e falou sobre sua filha que estava doente, que logo se prontificou a ajudá-la.

E assim foram para a casa de Pereira, lá durante a consulta e as medicações os dois começam a trocar olhares e se apaixonam. O pai, no entanto, não desconfia nenhum momento o há entre eles, e chega até a desconfiar que Meyer, um alemão que chegou com uma carta do irmão mais velho de Pereira, queria ter um caso com Inocência, porém ele ingenuamente a elogiou, com essa desconfiança do pai sobre ele só abriu caminho para o amor crescente dos dois.

Até a chegada de Cirino, Inocência ainda sabia o que era o amor, mesmo estando prometida a Manecão, um fazendeiro rústico. Segundo a mesma, somente com o doutor ela veio sentir o amor, e queria até se matar se não conseguisse ficar com ele. Tiveram idéia de fugirem, mas Inocência logo recusou com medo de abandonar seu pai, enquanto isso passou um bom tempo namorando escondido, até tomarem uma decisão do que realmente iriam fazer.

Enquanto isso, Meyer que tinha objetivo de descobrir espécimes novos para os museus europeus, saia todos os dias com Pereira, que o vigiava, em buscas dos bichinhos. O alemão não ficou muito tempo na fazenda, pois logo encontrou uma borboleta que seria um marco para sua coleção, pois até agora não tinha sido descoberta.

O amor dos dois também não durou muito, pois quando Cirino foi buscar ajuda do padrinho de Inocência, para enfim ficarem juntos descobriram o romance entre eles, o gerou um caos, logo Manecão começou a perseguir o doutor até conseguir matá-lo. Sem que antes conseguisse ficar com a amada.

Personagens e suas características

Inocência: Cabelos longos e pretos, nariz fino, lhos matadores, beleza deslumbrante e incomparável, faces pequenas e queixo admiravelmente torneado. Simples, humilde, meiga, carinhosa, eternamente apaixonada, e como o próprio nome fala, tinha um pouco de ingenuidade dentro dela.

“...Apesar de bastante descorada e um tanto magra, era Inocência de beleza deslumbrante.

Do seu rosto irradiava singela expressão de encantadora ingenuidade, realçada pela meiguice do olhar sereno que, a custo, parecia coar por entre os cílios sedosos a franjar-lhe as pálpebras, e compridos a ponto de projetarem sombras nas mimosas faces.

Era o nariz fino, um bocadinho arqueado; a boca pequena, e o queixo admiravelmente torneado...”

Cirino Ferreira Campos: Tinha mais ou menos 25 anos, inteligente, um pouco orgulhoso, incapaz de pensamentos menos dignos, alma elevada. Olhos negros, cabelos cortados quase a escovinha.

“...Bem formado era o coração daquele moço, sua alma elevada e incapaz de pensamentos menos dignos; entretanto no intimo do seu caráter se haviam insensivelmente enraizado certos hábitos de orgulho, repassado de tal ou qual charlatanismo, oriundo não só da flagrante insuficiência cientifica, como da roda em que sempre vivera...”

“...Tinha quando muito vinte e cinco anos, presença agradável, olhos negros e bem rasgados, barba e cabelos cortados quase à escovinha e ar tão inteligente quanto decidido...”

Martinho dos Santos Pereira (Pereira): Homem chão e hospitaleiro, homem já de alguma idade, rosto expressivo e franco.

“...homem chão e hospitaleiro, que acolhe com carinho o viajante desses alongados paramos...”

“...Homem já de alguma idade, o recém-chegado era gordo, de compleição sangüínea, rosto expressivo e franco. Trajava à mineira e parecia como realmente era, morador daquela localidade...”

Manecão: Cabelos compridos e emaranhados, ar selvático.

“...Cabelos compridos e emaranhados, ar selváticos e sobranceiro tez queimada e vigorosa musculatura constituíam um tipo que atraía de pronto a atenção...”

Guilherme Tembel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com