TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iris Fernandes

Dissertações: Iris Fernandes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Para que haja incentivo aos alunos e professores à leitura e aprendizagem significativa, o Programa Nacional do Livro didático vem cada vez mais se preocupando com o exercício da cidadania junto com uma administração democrática. Desenvolvendo em todas as instituições de ensino a utilização do livro didático garantindo o direito de todos os alunos recebe-lo.

Após a utilização do livro durante aquele ano os alunos que conclui seus estudos devolve o livro para que outro possa usá-lo da mesma maneira para o aprendizado, garantindo assim o ciclo de direitos do aluno em relação ao material didático.

O (PNLD) Programa Nacional do Livro Didático foi criado no ano de 1985 com o Decreto nº 91.542 em 19 de agosto no qual tinha o objetivo de a distribuição de livros para melhorar a qualidade de ensino de todos e hoje este abrange todos os alunos desde o Ensino Fundamental e Médio, à Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA) e a Educação do Campo (PNLD-Campo).

Também encontramos a importância do Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE) onde leva ao aluno várias possibilidades diversificadas de leituras e as ações complementares que é a chegada dos dicionários nas escolas, os livros em braile levando a educação pública de qualidade para todos igualmente numa politica de inclusão social.

Cabe salientar que o livro didático vem sendo selecionados por responsáveis envolvidos na educação pública, professores e especialistas do MEC respeitando os currículos dos estados para alcançar as realidades sociais das escolas públicas.

SITUAÇÃO PROBLEMA

A quantidade de livros que é disponibilizada à escola não é o suficiente para atender a demanda de todos os alunos da mesma, e por outro lado há a dificuldade de conscientização dos alunos quanto à conservação e devolução dos livros depois de utilizados.

Como esse é um ano de escolha do livro didático para o ensino fundamental pelo programa (PNLD) na escola pública do Estado de Goiás podemos observar essa problemática na pesquisa realizada em um colégio da rede estadual de ensino situado no município de Caldas Novas – Go.

JUSTIFICATIVA

O governo vem cada vez mais se preocupando com o atendimento do livro didático no ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e Escola-campo.

O programa nacional do livro didático vem se responsabilizando para o avanço desse atendimento e observou que a um a baixa quantidade de livros em algumas escolas, havendo a necessidade de uma melhor conservação e conscientização dos alunos.

Com isso surge a necessidade de pessoas que se envolvam com a prática da reserva técnica realizando a interação com outras escolas da região e organização desses livros.

OBJETIVO

• Conscientizar os alunos da unidade educacional para a conservação dos livros, sua devolução e colocar em prática a reserva técnica garantindo o direito dos alunos ao livro didático.

DESENVOLVIMENTO

Programa Nacional do Livro Didático o FNDE executa diretamente o programa, não havendo repasse de recursos para as aquisições de livros didáticos, acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.

Programa Nacional Biblioteca da Escola é o programa que incentiva o hábito da leitura e a formação de alunos e professores leitores, bem como apoia a atualização e o desenvolvimento do lado profissional do professor.

São distribuídos às escolas por meio do PNBE; PNBE do Professor; PNBE Periódicos e PNBE Temático acervos compostos por obras de literatura, de referência, de pesquisa e de outros materiais relativos ao currículo nas áreas de conhecimento da educação básica.

Em 2011, foram estabelecidos novos procedimentos no âmbito do PNLD. De acordo com esse regulamento, são atendidas apenas as escolas federais e as redes de ensino estaduais, municipais e do distrito federal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com