TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

José Saramago

Artigos Científicos: José Saramago. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Desde setembro de 2008, José Saramago escrevia um blog, o Outros Cadernos. A página, que reunia textos inéditos e antigos, reflexões e trechos de entrevistas realizadas com o escritor português, que acreditava que a ferramenta fez as pessoas escreverem pior.

Pelo site, onde escreveu crônicas pessoais da atualidade com o olhar crítico que lhe era característico, estabeleceu uma nova forma de comunicação com seus leitores, que diariamente puderam compartilhar seus comentários, opiniões e reflexões sobre os mais variados eventos.

"Me impressiona, sobretudo, a rapidez da resposta dos leitores e a franqueza com que se expressam, como se estivéssemos entre colegas...", declarou.

Ao longo de sua experiência na internet, o prêmio Nobel de Literatura vivenciou em seu blog acontecimentos como a explosão da crise financeira mundial e o triunfo eleitoral de Barack Obama nos Estados Unidos.

Saramago fustigou a esquerda, repreendeu líderes da direita europeia (José María Aznar, Nicolas Sarkozy, Silvio Berlusconi) e se declarou ofendido pela "displicência" com que, em sua opinião, "o papa e sua gente" tratam o Governo espanhol.

O escritor confessou em seu blog que chorou quando foi citado pelo ex-deputado colombiano Sigifredo López na entrevista coletiva que concedeu após ser libertado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em fevereiro do ano passado.

López quis expressar sua gratidão à senadora Piedad Córdoba, âncora do movimento "Colombianos Pela Paz", e a comparou à mulher do médico protagonista do clássico "Ensaio sobre a cegueira", transformado em filme pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles.

De seu "Caderno", Saramago palpitou em assuntos da atualidade. Defendeu que fossem agravadas as penas de prisão aos autores de violência doméstica e assegurou que, com a morte do poeta uruguaio Mario Benedetti - em maio do ano passado -, "o planeta se tornou pequeno para abrigar a emoção das pessoas".

Também pelo blog, o escritor se juntou a uma campanha para a libertação da elefanta Susi do zoológico de Barcelona.

No ano passado, ele avisou aos leitores que daria um tempo a suas atividades de blogueiro para se dedicar a produção de um novo livro. "Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, virei bater à porta do Caderno", escreveu.

Nesta sexta-feira (18), dia de sua morte, o blog traz "Pensar, pensar", uma pequena reflexão do autor sobre a sociedade atual.

- "Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma".

Os textos do blog de Saramago foram reunidos há um ano em um livro, intitulado "O caderno", que dedicou a sua esposa e tradutora, Pilar del Rio, inspiradora de sua experiência na internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com