Biografia Saramago
Monografias: Biografia Saramago. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariux619 • 10/4/2013 • 374 Palavras (2 Páginas) • 883 Visualizações
José Saramago - Biobibliografia
Filho e neto de camponeses, José de Sousa Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga (Ribatejo, 16 de Novembro de 1922).
Com menos de dois anos, os seus pais levaram-no consigo para Lisboa vivendo a maior parte da sua vida na capital.
Fez estudos secundários ( técnicos) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir.
O seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico. depois diversas profissões: (desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista).
Publicou o seu primeiro livro, um romance, Terra do Pecado, em 1947 (25 anos).
Foi presidente e diretor de algumas associações portuguesas relacionadas com a literatura (Direção da Associação Portuguesa de Escritores, Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores, pertenceu ao partido comunista). Colaborou como crítico literário na revista Seara Nova.
A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor.
Casou com Pilar del Río em 1988 e em Fevereiro de 1993 decidiu repartir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote (Espanha). Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura.
O seu livro Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008.
José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010 em Tías.
Foi o responsável pelo efetivo reconhecimento da prosa portuguesa no mundo e por isso a sua obra foi distinguida em diversos países, destacar o Prémio Luís de Camões em 1995 e o Prémio Nobel da Literatura em 1998. outros: http://josesaramago.blogs.sapo.pt/95937.html
Saramago, sendo ateu, escreveu a sua versão do evangelho (Evangelho Segundo Jesus Cristo) isso levou a que o livro fosse considerado ofensivo por diversos sectores da comunidade católica. Como consequência, sofreu perseguição religiosa em Portugal e o governo português, pressionado pela Igreja Católica, vetou este livro de uma lista de romances portugueses candidatos a um prémio literário europeu por "atentar contra a moral cristã". Saramago sentiu-se ofendido pelo seu próprio país e decidiu sair para Espanha.
Em consequência da censura exercida pelo Governo português sobre o romance O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991), vetando a sua apresentação ao Prémio Literário Europeu sob pretexto de que o livro era ofensivo para os católicos, transferimos, minha mulher e eu, em Fevereiro de 1993, a nossa residência para a ilha de Lanzarote.
...