TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Justiça retardatária

Resenha: Justiça retardatária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  Resenha  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  307 Visualizações

trabalho de lingua portuguesa

Justiça retardatária

A Justiça é o árbitro institucional para as questões sem solução na sociedade. Em virtude disso, atualmente, ocorre um expressivo acúmulo de processos, que aguardam julgamentos devido à reduzida quantidade de magistrados, além da inadequação dos serviços causados pela burocracia.

Cabe frisar, que a atuação da Justiça brasileira é dividida em três esperas de atuação: Federal, Estadual e Municipal. Nos círculos de poder citados os magistrados têm ao seu cargo uma significativa quantidade de processos para serem analisados e, conseqüentemente julgados. O reduzido número de Juízes contribui com o congestionamento dos pleitos judiciais, ocasionando assim, uma demora desnecessária na decisão final.

Outro fato importante, e o que mais desagrada à população brasileira é a demora no tramite dos processos judiciais. Um cidadão que entrar na justiça para resolver uma pendência poderá aguardar até dez anos, dependendo da burocracia e da quantidade de recursos interposta às instâncias superiores. Visando reduzir o tempo no trâmite dos processos, foi criado o Juizado de Pequenas Causas, que concentram ações cujo valor não ultrapasse quarenta salários-mínimos e seu resultado final se dá em até três meses.

Enfim, podemos afirmar que a Justiça é retardatária, em virtude da demora no trâmite das ações. Os Juizados Especiais foram criados para desafogar as outras esferas, mas ainda não é o suficiente. É preciso, também, o aumento no número de magistrados, a fim de se adequar o volume de trabalho acumulado no país.

Martinelli

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com