TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LBS ATPS

Relatório de pesquisa: LBS ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS de LIBRAS

ETAPA 1 -passo 1

Do ponto de vista técnico e humano a relação do médico com pacientes deficiente auditivo é estabelecida pelo código verbal, habitualmente esse mecanismo não é utilizado pelos pacientes surdos.

Com essa dificuldade necessariamente e preciso recorrer a outro canal para que possam se expressar que é representado pela língua de sinais, quase sempre essa linguagem não é compreendida por aquelas pessoas que prestam assistência na área da saúde.

A organização mundial da saúde apresentou em 2003 um modelo novo de como fazer uma avaliação das deficiências, até então esses pacientes eram avaliados apenas pelo parâmetro do código internacional de doenças o CID Código Internacional da Doença.

Com o passar do tempo foi adotado também o CIF Classificação Internacional de Funcionalidade. As duas formas de avaliar andam juntas com o CIF e o CID, sendo assim ,um não elimina a ação do outro dando um maior aspecto de seriedade para o paciente surdo.

Geralmente o médico não esta preparado para cuidar deste tipo de inclusão, seu currículo sua formação acadêmica não o contempla para atender essa população, pois o ser humano não é dividido em partes, pelo contrário ele precisa de atenção total ou seja, por inteiro.

Respeitando as diferenças culturais devemos ressaltar a língua escrita podendo ser uma maneira para somar a dificuldade na assistência medico paciente para um melhor entendimento com pacientes com deficiência auditiva, ou com pacientes surdos que se comunicam oralmente, mas neste parâmetro existem várias restrições que não serão fáceis de ser sanadas.

Como solução destas questões que foi sugerido a LIBRAS reconhecida como meio legal de comunicação e surda expressão da comunidade surda pela lei federal nº10436/02 em 22/12/2005, foi regulamentado e publicada no diário oficial da união o decreto nº 5.626.

Com destaque no artigo 25 no capitulo VII que garante a saúde das pessoas surdas, com a publicação do decreto descrito acima, quem tem permissão de serviço publico de assistência a saúde, garante uma atenção integral a saúde nos diversos níveis de complexidade e especialidades medicas em todas as esferas da vida social, tais como:

1. Ações de prevenção e desenvolvimento de programas de saúde auditiva.

2. Tratamento clínico e especializado respeitando as especialidades de cada caso.

3. Apoio a capacitação e formação de profissionais da rede de serviço público para o uso de LIBRAS e sua tradução e interpretação.

Neste contexto podemos citar vários graus de perda auditiva:

• Perda Auditiva Leve:

• Perda Auditiva Moderada

• Perda Auditiva Severa

• Perda Auditiva Profunda

Algumas dessas perdas são irreversíveis.

Quanto à cultura e a parte social para a comunidade surda não basta apenas ter

“ ouvidos doentes” para que os rotule como deficientes.

No sentido cultural a linguagem gestual e o idioma principal usado com veiculo lingüístico na comunidade

A cultura afro americana e a única cultura que contem um caráter que equipara a cultura da comunidade surda e o respeito pelo patrimônio cultural de sua comunidade.

Na parte social o movimento social da comunidade surda muitas vezes tem que lutar por um lugar na sociedade.

E necessário manter estratégias sociais para um posicionamento perante a sociedade, por que diversas vezes já foram discriminados e excluídos por uma sociedade incompreensiva.

RELATÓRIO 1

Sabemos que as metas propostas pela lei ainda e necessário um investimento para que alcance propostas que defendem LIBRAS e a cultura surda entre os discentes, docentes e funcionários de algumas instituições escolares ,e setores públicos também.

Um comentário que podemos foca e que os surdos não estão só na sua caminhada em favor do reconhecimento de sua inclusão para que venham cada vez mais adquirir espaço junto a sociedade.

Todas suas metas são mediadas através do seu instrumento natural de comunicação que é a LIBRAS. Em nosso país as crianças,jovens e adultos ainda são rotulados como pessoas de educação especial ou inclusiva.

Ir a escola só veio confirmar o quanto é importante o envolvimento da educação especial e a surdez, trazendo-lhes algumas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade, buscando uma educação moderna e estruturada.

Com o reconhecimento cultural social e comemorado no dia 26 de setembro o dia do surdo.

ETAPA2- passo 1e 2

Não podemos excluir nenhuma pessoa em razão de sua origem, raça, sexo, cor, idade, deficiência, pois a constituição garante a todos o direito à educação e acesso a escola, propor brincadeiras que usem sempre o contato físico ou que sejam sempre executadas em duplas propondo atividades abertas e diversificadas.

 O professor pode explorar atividades de produção escrita, propondo aos alunos que transforme uma historia narrada com auxilio de um interprete em historia em quadrinhos.

 A produção de um trabalho artístico como pintura com guache ,giz de cera, com um tema especifico estimulando o aluno a criar.

 Incentivar a leitura utilizando gibis ou historia com muitas figuras para que possa interpretar.

 Para ensinar a conhecer as cores fazer figuras geométricas coloridas.

 Fazer palavras cruzadas com nome de frutas ou outras figuras sempre vinculadas a sua respectiva imagem.

Despertar no aluno a curiosidade em conhecer a arte teatral que é muito falada, e gesticulada para que a criança tenha curiosidade e interesse sobre o assunto e possa sobre sair aos propósitos da atividade.

Para um professor de língua portuguesa e preciso que o aluno preste muita atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com