TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEGENDA, DIE A LEGENDA, LEGENDA DO MNOGO

Projeto de pesquisa: LEGENDA, DIE A LEGENDA, LEGENDA DO MNOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 6

1-IDENTIFICAÇÃO

O Projeto foi realizado no Centro Educacional Eric Silva LTDA,CNPJ 02540694000185 que fica situada á rua Klesus Rocha nº 23 Salvador Bahia e tem como representante a Srª Vera Santos Roque.O projeto foi destinado aos alunos da Educação Infantil no turno vespertino da respectiva escola mencionada acima.

• 2-TEMA-TÍTULO

• UMA LENDA, DUAS LENDAS, TANTAS LENDA...

• 3-PORQUE DA ESCOLHA DO TEMA

O tema escolhido foi visando o mundo lúdico para a vivencia diárias dos alunos da Educação Infantil, fazer com que também utilizem seu corpo trabalhando expressões corporais durante a realização do tema,O desenvolvimento do interesse, e hábitos permanentes de leitura é um processo que deveria principiar no lar e aperfeiçoar-se na escola continuando pela vida afora.É preciso reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que se propõe para o pleno desenvolvimento da criança desta idade. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Para isto o professor deve conhecer o histórico da literatura infantil, conceitos de linguagem e leitura, estar consciente sobre a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboçar algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler. Sendo assim,trabalhar lendas de maneira prazerosa e criativa com crianças pequenas vai criar hábitos de leitura e o gosto pela contação de histórias,e estarão nascendo ai os leitores e escritores do futuro. Concluímos, deste modo, que a Literatura Infantil, assume duascaracterísticas: primeira, a dominação do jovem, no qual assume um caráter pedagógico, transmiti normas que influenciam na formação moral dos futuros adultos; a segunda compromete com o interesse da criança, transforma-se num meio de acesso real, ao domínio lingüístico, a novas experiências através das leituras, este segundo aspecto é um componente importante e indispensável no desenvolvimento intelectual da criança. No Brasil tivemos escrevendo Literatura Infantil José Renato Monteiro Lobato,mais conhecido como, Monteiro Lobato, foi ele o primeiro escritor, que teve o respeito e o compromisso para com a infância, pois despertou um mundo de fantasias adormecido no imaginário infantil.Monteiro Lobato com toda certeza, revolucionou a Literatura Infantil. Seu ápice foi a obra “Sitio do Pica-Pau Amarelo”,pois nascia aí um verdadeiro universo fabuloso destinado à criança. Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.

É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as histórias, os contos clássicos infantis e as lendas em sala de aula que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento. Ensinar ao aluno que os elementos de sua própria cultura fazem parte do folclore brasileiro é um dos maiores desafios enfrentados por professores ao tratar do tema. Quando chegam à escola, as crianças trazem com elas os elementos culturais que estão mais próximo delas. Por isso, explicar a elas que essa "cultura caseira" faz parte da noção de folclore funciona melhor do que simplesmente apresentar lendas e mitos sem contextualizá-los. "Tal atitude faz os alunos considerarem como folclore elementos que estão distantes deles, dos quais não participam", explica Ikeda. "Isso pode provocar um desinteresse geral".

Estimular os estudantes a pesquisar sobre suas próprias comunidades e até mesmo hábitos familiares pode ser um ótimo ponto de partida para o ensino da noção de folclore. A criança só pode entender a diversidade se perceber que faz parte disso. Uma forma eficiente de trazer essas questões para a sala de aula é contar que o conjunto desses costumes determina os aspectos culturais de um povo.

objetivos

1-Analisar a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da linguagem oral (Leitura) da criança.

2-Discutir o posicionamento de diferentes autores sobre a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da linguagem oral da criança .

3-Levantar os princípios psicopedagógicas que orientam a prática

pedagógica de professores da Educação Infantil, ao trabalharem com a Literatura Infantil.

4-Desenvolvimento

Conversa com os alunos sobre a finalidade da atividade e sobre como estarão organizados para desenvolvê-la.

2. Perguntar aos alunos se sabem o que é uma lenda, do que ela trata, se conhecem alguma lenda etc, procurando tanto levantar o que sabem os alunos a respeito do gênero, quanto identificar o seu repertório inicial de textos.

3. Organizar, na lousa, registro escrito das informações iniciais que os alunos têm sobre o gênero, solicitando que eles registrem no caderno.

4. Orientar para que, em duplas, elaborem uma pequena lista das lendas(FALANDO OS NOMES) conhecidas pela dupla, solicitando que cada dupla escolha uma lenda das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com