TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legendas trabalho comunicação Líder de Opinião

Por:   •  22/9/2016  •  Seminário  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

LEGENDAS PPT

Slide 1- Em nosso trabalho vamos falar sobre como os Líderes de Opinião impactam a sociedade, e sua forma de consumir, e muitas vezes até de agir.

Quem estudou pela primeira vez esse fenômeno foi Paul Lazarsfeld, Que nasceu na Áustria em 1901, e se primeiramente em matemática. Durante sua vida acadêmica conheceu o psicólogo Alfred Adler, e começou a frequentar seus seminários, procurando uma relação entre a psicologia e a matemática.

Paul Lazarsfeld também criou o escritório de pesquisa social aplicada, em Princeton, e lá também iniciou seus estudos sobre comunicação.

Slide 2-  Um dos primeiros estudos aprofundados sobre lideres de opinião foi sobre a influencia das praticas eleitorais em Ohio, que virou um livro chamado “The people’s choice”. Outro grande estudo sobre o assunto foi publicado no livro “O Papel Desempenhado pelas Pessoas na Comunicação de Massa”, que estudava a  influência dos líderes de opinião na opinião pública.

Slide 3-  a partir desses estudos, Lazarsfeld cria a teoria do “Two step flow of communications”, que é transmitir uma mensagem através de ferramentas de comunicação de massa para líderes de opinião (como pastores, políticos, celebridades e etc.), e depois essa mensagem é transmitida para um determinado grupo que é influenciado por esse tal líder de opinião, assim, a mensagem tem mais credibilidade na visão dos receptores finais, pois normalmente essas pessoas confiam no seu influenciador, muitas vezes cegamente.

Com o surgimento das mídias sociais, o papel do influenciador se torna cada vez mais importante e facilitado, pois o contato com os seus seguidores é muito mais constante. qualquer mercadoria que é consumida pelo influenciador, é facilmente mostrada para seus seguidores, que passam a consumir o tal produto muitas vezes só porque foi escolha de tal líder de opinião, ou por achar que se consumir tal produto, vai ter as mesmas características do líder de opinião (como beleza, felicidade, popularidade, status, e etc.).

Slide 4- A Apple, uma das maiores empresas do mundo, deve grande parte do seu lucro anual de 53,4US$ bilhões para o Iphone, que está no mercado desde 2007. O produto, na época, revolucionou o mundo dos smartphones, sendo um sucesso quase que imediato. Naturalmente, com o passar do tempo, o produto se tornou um dos maiores símbolos de status na sociedade contemporânea.  O produto foi bem aceito pelo público, e principalmente pelas celebridades, que com o passar do tempo se tornaram fortes líderes de opinião do uso do smartphone, e o produto se tornou sinônimo de status.

Slide 5- o impacto negativo é o incentivo ao consumismo. Como por exemplo, a Apple utiliza uma técnica chamada “canibalismo”, que é criar um produto novo, que deixa o antigo obsoleto, então, a empresa disponibiliza uma versão nova do Iphone todo ano, com preços cada vez mais caros e diferença entre os produtos menor. Mas, a vontade de ter a mais nova versão ultrapassa qualquer visão crítica da sociedade.

Slide 6- Com a obsolência tão rápida, a empresa fabrica produtos em grande quantidade. É necessário observar o impacto negativo que isso causa na parte social, e ecológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com