TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBERDADE

Tese: LIBERDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Tese  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

LIBERDADE !

Em pleno século XXI, a palavra Liberdade - poder que o indivíduo tem de exercer sem qualquer coação física ou moral, sua vontade -, ainda causa polêmica, devido ao paradoxo entre: significado e prática.

Um dos fundamentos essenciais na Declaração Universal dos direitos humanos é a liberdade, lindamente definida como o reconhecimento da dignidade inerente á toda família humana e seus direitos iguais e inalienáveis. Condensando os artigos I e III temos que: “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza...”.

Vivemos em uma sociedade de rótulos e padrões, ditando o que é certo e errado. Com uma necessidade enorme de robotizar a todos que nela reside. Em contrapartida, a necessidade humana de ser feliz e seu direito ao livre arbítrio quebra esses padrões e apaga todos os rótulos, simplesmente porque somos únicos , ímpares e capazes de fazermos nossas próprias escolhas.

Assim temos que em 2011, multidões insatisfeitas de vários países como a Síria, Líbia, Ucrânia foram para as ruas protestarem contra seus governos, em busca de uma melhoria de vida para a população. No Brasil, em junho de 2013, milhares de estudantes e trabalhadores que não concordavam com o aumento das passagens foram para as ruas em protesto. Em agosto do mesmo ano, foram os professores, lutando por um piso salarial mais justo e melhorias no ensino, tal ato de liberdade foi respondida com agressão culminando na prisão de muitos protestantes.

Todo ano, em várias cidades tanto do Brasil quanto em outros países, temos o que se chamamos de Parada Gay, onde se reúnem multidões entre elas gays, lésbicas, travestis e simpatizante. Uma luta que já nasce no berço, a criança cresce escutando, filhinho/filhinha vai arrumar um bom marido/esposa para se casar. Luta esta que não deveria acontecer, pelos simples fato de que cada qual deve ser respeitado pelo caminho que decidiu seguir.

Assim a luta dos que primam por sua liberdade continua. O que podemos chamar de respeito a diversidade. O racismo é considerado crime inafiançável. O católico, espírita, evangélico, budista e outros, cada qual procura a seu modo seu espaço e respeito contra padrões religiosos impostos desde criança. Não contra a ditadura da beleza em que é imperativo ser bonito, musculoso, magro. A busca da pseudo-beleza que tiraniza a vida de grande quantidade de pessoas, levando-as á uma corrida frenética aos consultórios de cirurgias plásticas, academias físicas, produtos para emagrecer. Essa necessidade do ideal do belo tem provocado em muitas pessoas distúrbios psiquiátricos – distorção da autoimagem –, como consequência bulimia e anorexia.

Portanto ser livre é poder escolher, decidir se o meio em que vive te influenciará ou não. Apropriar-se de padrões impostos é fugir de sua condição de liberdade. O importante é buscar entender e dimensionar aquilo que nos caracteriza como seres humanos. É preciso pensar... Questionar... Ter consciência crítica... Refletir. Só assim poderemos usufruir da liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com