TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIJ - 60H

Artigos Científicos: LIJ - 60H. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  6.559 Palavras (27 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 27

LITERATURA INFANTO-JUVENIL – 60h

UNIDADE 1

LITERATURA INFANTO-JUVENIL:

DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS

1. Elabore um texto (aproximadamente 20 linhas) sobre o contexto histórico-cultural do surgimento da Literatura Infantil no mundo, ou seja, antes de sua existência no Brasil, destacando a relação entre este tipo de literatura, a família e a escola. Consulte outras fontes além do material teórico deste módulo e anote as referências do material consultado para a produção de seu texto.

A literatura infantil em seu surgimento foi dividida em duas partes, a oral usada pelas mães para contar as lendas a seus filhos e assim se comunicar com eles, em seguida a escrita. Neste contexto os então conhecido Irmãos Grimm, vão a campo pesquisar sobre mitos e fantasias em temas comuns da Época Medieval pesquisando sobre as narrativas de lendas e sagas germânicas, como as histórias não eram para as crianças os pesquisadores enquadraram-nas como leituras infantis. Enquanto isso na Europa a literatura surge juntamente com a burguesia onde as crianças nobres eram educadas com a leitura de obras clássicas da época e as crianças pobres tinham contato com as lendas e contos folclóricos populares. Entre os anos de 1628 a 1703 a literatura fica marcada com alguns livros conhecidos até hoje e escritos por Perrault e após isso muitos escritores surgem com seus livrosinfantis. No Brasil a literatura fica marcada a partir do Sec XX com o surgimento de alguns escritores com temas totalmente para as crianças, e o surgimento de Monteiro Lobato que se torna grande expressão na história infantil fazendo o passado submergir no presente. Lobato cria um arsenal de literaturas escritas por ele necessárias para as crianças, que diante de tantas obras com qualidade rara acaba por encantar não só os pequeninos, mas os adultos também, com personagens elaborados com critério afim de contribuir para a formação pessoal de seus leitores.

2. Após ter conhecimento do contexto histórico do surgimento da Literatura Infantil no mundo, pense no contexto brasileiro e redija um parágrafo (aproximadamente 10 linhas) sobre a Literatura Infantil no Brasil, ou seja, desde as primeiras manifestações literárias voltadas para o público infantil produzidas em território nacional até os anos de 1970.

3. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Leia o artigo “A importância de Monteiro Lobato na Literatura Infantil Brasileira”, de Viviane Maria Forstner Matozzo. Acesse: http://oguari.blogspot.com.br/2009/04/importancia-de-monteiro-lobato-na.html. Em seguida, faça um resumo das principais ideias, destacando três que você julgar mais importantes.

A escritora destaca nas suas cartas a importância da leitura primeiramente e com certeza uma boa leitura, para ela ler Monteiro Lobato mudou sua vida. Um dos fatos importantes notados aqui é a vontade que ela teve de não parar de ler, o que mostra que os livros lhe prenderam através do entusiasmo da leitura e a curiosidade de mais uma história.

Em segundo lugar as fantásticas invenções do autor sobre seus personagens, com que tranqüilidade ele criava em cada livro uma nova história com novos integrantes fabulosos, desta formasurge a vontade de ler e ler ainda mais. Depois de tudo a clareza com que Lobato descreve os lugares onde ocorriam as histórias como no fundo do mar, um mundo imaginário, mas, claramente descrito convidando os leitores a viajar com ele. A escritora Fanny destaca sua vontade de viver a vida de alguns personagens morando no Sitio do Pica-pau Amarelo, talvez para fugir deste mundo que de fantástico não tem nada, pois a realidade é bem dura.

Lobato as melhores pessoas morando num só lugar, mas cada um com sua história em particular, como a narizinho que era órfã, e a avó que fazia seu papel de mimar seus netos, a tia Nastácia que trazia à tona a realidade do preconceito humano, é um moleque levado como Pedrinho, mas era amado por todos. Na verdade a escritora descreve uma vontade grandiosa de viver em mundo de fantasia para fugir da real situação de um mundo “real”, pois a leitura é isso, diante de tanta fantasia o leitor entra na história para viver um contos de fadas, viajar e ser feliz em meio a tantos personagens imaginários de Lobato, porém personagens que ensina e são exemplos da realidade e modelos a serem seguidos pelas crianças e pelos adultos.

4. Pesquise sobre as mudanças ocorridas com a literatura infanto-juvenil nos anos 1970. Redija um texto (aproximadamente 20 linhas), destacando as principais mudanças que ocorreram com a literatura, associando-as ao momento histórico-político em que o Brasil se encontrava. Acesse: “Introduzindo a Literatura Infanto-Juvenil, de Regina Zilberman, disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10106; ou “Tendências atuais da literatura infantil brasileira”, de Maria Turchi, em: http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/047/MARIA_TURCHI.pdf

5. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil tem o compromisso consigo mesma, ou seja, tem como objetivo o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta Unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

Significa propor discussões e reflexões sobre o desenvolvimento da leitura infanto juvenil e sua escolarização.

6. Pesquise em outros sites sobre Charles Perrault. Em seguida, escolha um de seus contos listados em http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/charles-perrault.html, leia-o e elabore três questões de interpretação de texto. Se necessário, revise a teoria sobre a diferença entre compreensão e interpretação.

O Gato de Botas

Era uma vez um moleiro muito pobre, que tinha três filhos. Os dois mais velhos eram preguiçosos e o caçula era muito trabalhador. Quando o moleiro morreu, só deixou como herança o moinho, um burrinho e um gato. O moinho ficou para o filho mais velho, o burrinho para o filho do meio e o gato para o caçula. Este último ficou muito descontente com a parte que lhe coube da herança, mas o gato lhe disse:

__Meu querido amo, compra-me um par de botas e um saco e, em breve, te provarei que sou de mais utilidade que um moinho ou um asno. Assim, pois, o rapaz converteu todo o µdinheiro§ que possuía num lindo par de botas e num saco para o seu gatinho. Este calçou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com