TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIJ III

Artigos Científicos: LIJ III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 12

DOSSIE - LITERATURA INFANTO JUVENIL

UNIDADE 01

1. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Leia o que a escritora Fanny Abramovich escreveu sobre o escritor. Faça um resumo, listando os cincos prinicpais aspectos da obra de Lobato que a fascinaram.

Fanny fala sobre Monteiro Lobato, descrevendo sobre sua vida, como tudo começou. Ele se formou em Direito, mas sem nenhum entusiasmo, pois sempre quis ser pintor, começou escrevendo crônicas e artigos irreverentes, foi casado com Maria pureza e teve tres filhos. Criou vários personagens, dentre eles o polemico Jeca Tatu. Em toda sua vida, foi muito famoso, devido suas obras, faleceu de acidente vascular, dentre suas obras foram escritas não só para crianças, mas para adultos também. Nas cincos obras listadas por ela os aspectos que mais fascinaram foram: a coragem, enfrentar os desafios das historias vividas; o pensamento, em suas obras deixa-nos ficar pensando e imaginando sempre os finais; a criatividade, envolvendo principalmente os personagens; o otimismo e a relação entre o amor e ódio.

2. Explique e justifique a importância de Monteiro Lobato para nossa literatura.

Além de chamar despertar o interesse da criança através do imaginário, Lobato conscientiza com a sua literatura denunciadora, que envolve fatos políticos-econômicos-sociais. A sua principal obra, “O Sítio do Picapau Amarelo”, tem traços de um Lobato indignado com a exploração do Petróleo, logo depois surge o livro “O Poço do Visconde”, que conta a história da descoberta do Petróleo nas terras do Sítio (mundo fictício), que eram terras de sua família. Não podendo se expor, criou as personagens fantásticas, as quais dizem tudo o que ele pensa sobre a descoberta, entre elas Emília, a qual representa a sua voz.

3. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura infanto-juvenil tem o compromisso consigo mesma, ou seja, tem como objetivo o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

Implica a ação educativa do livro sobre a criança. De um lado, relação comunicativa leitor obra, tendo por intermediário o pedagógico, que dirige e orienta o uso da informação; de outro, a cadeia de mediadores que interceptam a relação livro criança: família, escola, biblioteca e o próprio mercado editorial, agentes controladores de usos que dificultam à criança a decisão e escolha do que e como ler. Extremamente pragmática, essa função pedagógica tem em vista uma interferência sobre o universo do usuário através do livro infantil, da ação de sua linguagem, servindo-se da força material que palavras e imagens possuem, como signos que são, de atuar sobre a mente daquele que as usa; no caso, a criança.

4. Pesquise em outros sites cobre Charles Perrault. Em seguida escolha um de seus contos listados, leia- e elabore tres questoes de interpretação de texto.

Charles Perrault foi o primeiro a dar acabamento literário aos contos de fadas. Esse feito lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantil.

Charles Perrault foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantil. Suas histórias mais conhecidas são Le Petit Chaperon rouge (Chapeuzinho Vermelho), La Belle au bois dormant (A Bela Adormecida), Le Maître chat ou le Chat botté (O Gato de Botas), Cendrillon ou la petite pantoufle de verre (Cinderella), La Barbe bleue (Barba Azul) e Le Petit Poucet (O Pequeno Polegar).[1][2] Contemporâneo de Jean de La Fontaine, Perrault também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. A maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como o teatro, o cinema e a televisão, tanto em formato de animação como de ação viva.

Foi escolhido para interpretação A BELA E A FERA e assim segue as questões:

1 – Porque a fera deixou o mercador sair de seu castelo ileso?

2 – O que aconteceu com o mercador quando saiu de casa?

3 – Qual das filhas que mais lhe agradava e porque?

DOSSIÊ – Unidade II

L.I.J

1 – Elabore o planejamento de trabalho, em sala de aula, (série de sua preferência), com poemas deste material ou a escolher. Lembre-se de que seu planejamento deve deixar claro:

1. Tema

CASA

2. Objetivo geral

Despertar na criança o prazer da poesia

3. Objetivos específicos

Aproximar a criança da leitura e despertando-a nesse mundo maravilhoso que é a leitura de poesias, formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o local onde vive, etc.

4. Público alvo (faixa etária)

Estudantes da 2º ano

5. Metodologia

Será feita através de leitura em voz alta da poesia em seguida realizar atividades com desenhos e pinturas sobre a casa em que moram.. Colocar a musica da poesia no radio através do cd para poder ouvi-la.

6. Recursos a serem utilizados

Sulfite, lápis de cor, lápis de escrever, poesia, radio, cd, humano.

7. Avaliação

Diagnóstica, vistando trabalhos realizados.

8. Referências.

Vinícios de Moraes

Não se esqueça de anexar cópia do texto do qual você fez o planejamento.

2 – Leia o trecho a seguir, retirado do Livro Literatura Infantil: gostosuras e bobices, de Fanny Abramovich, sobre a poesia infanto-juvenil e responda às questões:

a) Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com