TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie Lij

Dissertações: Dossie Lij. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  4.198 Palavras (17 Páginas)  •  1.409 Visualizações

Página 1 de 17

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Elabore um texto (aproximadamente 20 linhas) sobre o contexto histórico-cultural do surgimento da Literatura Infantil, destacando a relação existente, na referida época, entre família e escola. Anote as referências do material utilizado para a produção de seu texto.

As crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas.

A literatura infantil começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive usufruindo da sua literatura.

Apesar de tudo, a literatura infantil sofre alguns preconceitos, pois muitos escritores negam que suas obras são escritas para os pequenos. Isso nos dá a impressão que essa literatura não é tão importante, se esquecem de que se sua obra for boa e tiver conteúdo, ela poderá influenciar crianças de uma forma positiva.

Professores, educadores e pais querem criar em seus filhos e alunos o hábito da leitura, porém, muitos adultos não tem esse hábito e usam a falta de tempo e cansaço como uma justificativa para a pouca dedicação aos livros, sem perceber que essa atitude vai tirando o interesse da criança, que no início de sua trajetória de vida via o livro como algo encantador, mágico e cheio de mistério.

Desde a década de 70, a literatura destinada ao público pré-adolescente 11 - 12 anos até a adolescência, vem sendo chamada de “Literatura Realista para Crianças”. Como o próprio nome já diz, esse tipo de literatura tem como objetivo levar a realidade da vida para as crianças abordando temas até então considerados impróprios, morte, divórcio, sexo e problemas sociais.

Existe muita controvérsia a respeito desse tipo de literatura, alguns educadores alegam que esses livros são mais projetos educativos (muitos são feitos por encomenda) do que literatura.

Claro que a conscientização da realidade pode ser feita de outra forma, já que o universo infantil é repleto de magia, facilitando a transmissão das mesmas idéias sem chocar tanto.

O mais importante de tudo é que as crianças conheçam todos os tipos de literatura, pois esse conhecimento irá ajudá-la a escolher a leitura que mais lhe agrada.

2. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Acesse: http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm. Leia o que a escritora Fanny Abramovich escreveu sobre o escritor. Em seguida, faça um resumo das principais ideias, destacando cinco que você julgar mais importantes.

Fanny Abramovich considera Monteiro Lobato o maior escritor brasileiro de todos os tempos.

-José Bento Monteiro Lobato nasceu em Tatuapé SP, formou-se em direito com pouco entusiasmo.

-Criou o polemico personagem do jeca tatu fez uma imensa e acalentada pesquisa sobre o saci publicada no jornal o Estado de São Paulo. Em 1918 lançou seu primeiro livro de contos urupês. Fundou a editora Monteiro Lobato e Cia.

-Em 1920 lançou A Menina do Nariz Arrebitado.

-Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos as crianças e 17 para adultos englobando contos, ensaios, artigos e correspondência.

3. Explique e justifique a importância de Monteiro Lobato para a nossa literatura.

Na Literatura Infantil Brasileira a obra de Monteiro Lobato constitui um arsenal de obras com qualidade rara entre os clássicos da literatura que encontravam não só as crianças, como também os adultos, ultrapassando os valores de sua época.

Os personagens de Lobato eram elaborados de forma criteriosa, com audácia e encantamento, eram os elementos chave que contribuíam e contribuem ate hoje para a formação pessoal e psicológica da criança.

Monteiro Lobato com a sua forma de literatura contribui para a construção de valores como a liberdade religiosa e o respeito a mulher para as gerações que estão na casa dos 40 e 70 anos. Por meio dos personagens usa da Literatura a ficção e a linguagem artisticamente o que torna uma forma de conhecimento da realidade e de compreensão do mundo. A função social da literatura, portanto, além de proporcionar o prazer estético possibilitara a reflexão a respeito do real, dos problemas sociais e existenciais do homem.

4. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil tem o compromisso consigo mesma, ou seja, tem como objetivo o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta Unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

A produção para a infância surgiu com o objetivo de ensinar valores (caráter didático), ajudar a enfrentar a realidade social e propiciar a adoção de hábitos. Sendo assim a função pedagógica implica a ação educativa do livro sobre a criança. De um lado, relação comunicativa leitor-obra, tendo por intermediário o pedagógico, que dirige e orienta o uso da informação; de outro, a cadeia de mediadores que interceptam a relação livro-criança: família, escola, biblioteca e o próprio mercado editorial, agentes controladores de usos que dificultam à criança a decisão e escolha do que e como ler.

A função pedagógica tem em vista uma interferência sobre o universo do usuário através do livro infantil, da ação de sua linguagem, servindo-se da força material que palavras e imagens possuem, como signos que são de atuar sobre a mente daquele que as usa; no caso, a criança.

5. Pesquise em outros sites sobre Charles Perrault. Em seguida, escolha um de seus contos listados em http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/charles-perrault.html, leia-o e elabore três questões de interpretação de texto. Se necessário, revise a teoria sobre a diferença entre compreensão e interpretação, estudada no Módulo LC.

Obra: chpéuzinho vermelho,

• Qual a moral da historia?

• Quais são os personagens da historia?

• Onde fica localizada a casa da vovó?

• Por qual caminho chapeuzinho escolheu ir até a casa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com