TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUA PORTUGUESA

Trabalho Escolar: LINGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Essa pesquisa bibliográfica aponta objetivos para o ensino de Língua Portuguesa a seus usuários, demonstrando que a conduta do docente varia de acordo com os objetivos por ele desejados. Em seguida, são apresentadas e comentadas três concepções de linguagem: linguagem enquanto expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem enquanto processo de interação humana, demonstrando que as ações do professor também são submetidas à concepção de linguagem que ele assume em seu comportamento docente.

Pretendo através das informações contidas na presente pesquisa, provocar a discussão sobre os assuntos abordados, com o intuito principal de que seja percebida a estreita vinculação entre a teoria e a prática no processo de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa.

Aponta nas diversas reflexões quatro principais objetivos para o ensino da Língua Portuguesa: o primeiro objetivo que pode ser almejado com o ensino de Língua Portuguesa é desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua. Esses usuários são os que interpretam a língua: ouvintes e leitores, e os que produzem a língua: falantes e escritores. O segundo objetivo é a necessidade de levar o aluno a dominar a norma padrão da língua e de ensinar a variedade escrita da língua, que é distinta da variedade oral, e não por isso mais importante, mas também necessária de ser aprendida, pois permite ao aluno a participação em situações comunicativas mais elaboradas, formais escrita. O terceiro objetivo é proporcionar ao aluno o conhecimento da instituição lingüística, demonstrando como ela está constituída e como se apresenta socialmente. Este objetivo encaixa o ensino de língua na categoria de transmissão de informações culturais, que são necessárias para que o aluno tenha possibilidades de obter conhecimento de mundo, o que além de ser essencial em todas as áreas, é importante para que o aluno aprenda a distinguir as diversas situações sociais, e saiba que comportamento lingüístico empregar em cada uma delas. O quarto objetivo engloba os três objetivos anteriores ao acrescentar que a competência lingüística, atingida pelo ensino de língua materna, é um importante instrumento para todos os campos do conhecimento humano, e não apenas para o campo da linguagem, pois é por meio dele que se dá uma infinidade de processos de aprendizagem.

Percebemos que a conduta do professor difere de acordo com os objetivos que acredita serem pertinentes a sua prática docente. Vemos também que os objetivos podem se complementar e que, isso ocorrendo, o comportamento do professor se enriquece através da diversidade, proporcionando ao aluno maiores possibilidades de êxito no amplo aprendizado que sua língua materna pode proporcioná-lo.

Cabe ao professor, desenvolver uma forma de ensino que realmente lhe pareça produtiva para atender à consecução dos objetivos de Língua Portuguesa que se tem em mente. A reflexão sobre o seu fazer pedagógico deve ser consciente e, caso pretenda operar a uma mudança de atitude, o professor deve ter claro que, para haver mudanças, não basta mudar a metodologia, há uma questão mais séria a ser resolvida antes de se adotar uma nova linha metodológica, e de se pensar em novos procedimentos de ação. Trata-se da adesão a uma nova concepção de língua/linguagem, para que enfim seja possível refletir sobre sua prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com