TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUA PORTUGUESA

Trabalho Universitário: LINGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  1.401 Visualizações

Página 1 de 7

Para apagar o incêndio

Com o ensino médio estagnado, o governo propõe um redesenho curricular a fim de sair do impasse.

Após a divulgação dos vexatórios resultados do ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação planeja uma ampla modernização do currículo, com a integração das diversas disciplinas em grandes áreas do conhecimento. Na terça-feira (21), o ministro Aloízio Mercadante reuniu- se com os secretários estaduais da área e propôs um grupo de trabalho para estudar a proposta, inspirada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza e suas tecnologias .

[...]

(CartaCapital , 29 ago. 2012, p. 28.)

Considerando a decisão do Ministério da Educação de reformular o ensino médio e sua experiência como aluno, responda:

Segundo seu ponto de vista, quais seriam as duas mudanças mais importantes para uma melhoria desse nível de ensino? Responda essa questão em um texto de 8 a 10 linhas, atendendo às seguintes recomendações:

• proponha exatamente duas mudanças, que devem ser diferentes das apresentadas na notícia;

• justifique cada uma das mudanças propostas;

• não apresente tópicos desconectados, mas um texto articulado.

2- (UFPR, 2013) Leia abaixo os parágrafos iniciais de um texto de Rosely Sayão( Folha de S. Paulo , 01 maio 2012). Escreva um ou dois parágrafos – 8 a 10 linhas – dando continuidade ao texto, sem necessariamente concluí-lo. Uma continuação adequada deve:

• apresentar uma articulação clara com os parágrafos iniciais;

• introduzir informações novas, que garantam a progressão no tratamento do tema.

A família passou do singular ao plural. Antes, havia “a família”. Quando nos referíamos a essa instituição todos compartilhavam da mesma ideia: um homem e uma mulher unidos pelo casamento, seus filhos e mais os parentes ascendentes, descendentes e horizontais. E, como os filhos eram vários, a família era bem grande, constituída por adultos de todas as idades e mais novos também.

Pai, mãe, filhos, tios e tias, primos e primas, avós etc. eram palavras íntimas de todos, já que sempre se pertence a uma família. Quando as palavras “madrasta” ou “padrasto” ou mesmo “enteado” precisavam ser usadas para designar um papel em um grupo familiar, o fato sempre provocava um sentimento de pena. É que na época da família no singular isso só podia ter um significado: a morte de um dos progenitores.

Mas essa ideia de família só sobreviveu intacta até os anos 60.

3- Leia o Texto Narrativo a Seguir :

A Casa das Ilusões Perdidas

Quando ela anunciou que estava grávida, a primeira reação dele foi de desagrado, logo em seguida de franca irritação. Que coisa, disse, você não podia ter cuidado, engravidar logo agora que estou desempregado, numa pior, você não tem cabeça mesmo, não seio que vi em você; já deveria ter trocado de mulher há muito tempo. Ela,naturalmente, chorou, chorou muito. Disse que ele tinha razão, que aquilo fora uma irresponsabilidade; mas, mesmo assim, queria ter o filho. Sempre sonhara com isso, com a maternidade – e agora que o sonho estava prestes a se realizar, não deixaria que ele se desfizesse.

- Por favor, suplicou. – Eu faço tudo o que você quiser, eu dou um jeito de arranjar trabalho, eu sustento o nenê, mas, por favor, me deixe ser mãe.

Ele disse que ia pensar. Ao fim de três dias, daria a resposta. E sumiu.

Voltou, mas não ao cabo de três dias, mas de três meses. Àquela altura ela já estava com uma barriga avantajada que tornava impossível o aborto: ao vê-lo, esqueceu a desconsideração, esqueceu tudo – estava certa de que ele vinha com a mensagem que tanto esperava, você pode ter o nenê, eu ajudo a criá-lo.

Estava errada. Ele vinha, sim, dizer-lhe que podia dar à luz a criança; mas não para ficar com ela. Já tinha feito o negócio: trocariam o recém – nascido por uma casa. A casa que não tinham e que agora seria o lar deles, o lar onde – agora ele prometia – ficariam para sempre.

Ela ficou desesperada. De novo caiu em prantos, de novo implorou. Ele se mostrou irredutível. Ela, como sempre, cedeu.

Entregue a criança, foram visitar a casa. Era uma modesta construção num bairro popular. Mas era o lar prometido e ela ficou extasiada. Eli mesmo, contudo, fez uma declaração:

- Nós vamos encher esta casa de crianças. Quatro ou cinco, no mínimo.

Ele não disse nada, mas ficou pensando. Quatro ou cinco casas. Aquilo era um bom começo.

(Moacyr Scliar, Folha de S.Paulo, 14.06.1999)

3.1- Comente o título desta crônica, explicando o que são as “Ilusões Perdidas”

3.2- Todo texto narrativo, traz pontos de vista implícitos. Esse texto propõe reflexões sobre o fato de O casal agir de modo contrário aos sentimentos comuns de justiça e dignidade. Explique como isso se processa a partir das atitudes das personagens.

3.3- O que significa, sob o ponto de vista do homem, ter mais filhos? E na ótica da mulher?

4- QUESTÃO DISCURSIVA – ENADE 2012 ( Administração )

As vendas de automóveis de passeio e de veículos comerciais leves alcançaram 340 706 unidades em junho de 2012, alta de 18,75%, em relação a junho de 2011, e de 24,18%, em relação a maio de 2012, segundo informou, nesta terça-feira, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, este é o melhor mês de junho da história do setor automobilístico.

Disponível em: <http://br.financas.yahoo.com>. Acesso em: 3 jul. 2012 (adaptado).

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com