TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUA PORTUGUESA

Pesquisas Acadêmicas: LINGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto

Potencializando e enriquecendo ações do Programa do Livro: desafios e perspectivas

Módulo: Programa do Livro

Secretaria Municipal de Educação de Vargem alta/E.S/

Cursista(s): Fabíola Maria de Freitas Manoel Lyrio e Maria Auxiliadora Ravera

Justificativa

O projeto em questão tem como proposta geral fazer uma reflexão sobre o papel do livro didático, do acervo literário e paradidático na escola. A temática é de suma importância porque nem sempre o livro didático, o acervo literário e paradidático das instituições de ensino são utilizados de forma a explorar adequadamente as oportunidades de ampliação dos conhecimentos dos educandos e também dos educadores.

Numa pesquisa nacional sobre 50 temas estratégicos mais importantes buscando-se medir a percepção da sociedade com relação ao nosso futuro, os resultados indicaram, a "melhoria da qualidade da educação básica do Brasil" como o principal anseio da população. É um anseio de caráter inovador, que aponta para a construção de um futuro promissor para o Brasil, ao destacar o conhecimento como o fator propulsor do desenvolvimento de um pais.

Podemos verificar, sem duvida, que a qualidade da educação básica, é uma necessidade premente. Os avanços no acesso a educação, a redução das taxas de evasão e o aumento no numero de matriculas não impediram

que o Brasil ocupasse um dos últimos lugares na pesquisa mundial sobre desempenho de estudantes do Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA –, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.

Assim, melhorar a educação básica, significa definir o conhecimento como a questão central da sociedade, valorizando a escola e o professor e aprimorar as condições de ensino oferecendo facilidades para que alunos e professores possam se dedicar com prazer à tarefa de construção e utilização do conhecimento.

Portanto, repensar e refletir qual é a contribuição do Programa do Livro para a melhoria do ensino básico é uma necessidade em função de sua expansão e dimensão, como também, às vezes, único recurso disponível na escola

Nesse sentido, é preciso politizar a política do Programa do Livro para que ela cumpra com as finalidades pelas quais surgiu. Espera-se na prática, que esse programa possa atender ás demandas do ensino em diferentes áreas e etapas do ensino básico, possibilitando que professores de todo o pais revejam e construam suas praticas pedagógicas de produção e reprodução de conhecimento, incluindo nelas ações voltadas à formação de leitores, mas numa perspectiva de integração entre escola e família e contextualização do conhecimento com vistas a analisar criticamente o contexto em que a escola se insere e a partir desse conhecimento proporcionar intervenções na realidade.

Além de uma discussão sobre o Programa do Livro enquanto suporte de conhecimento e de métodos para o ensino, vale registrar relatos de experiências pedagógicas bem sucedidas,que enriquecem as práticas, bem como pontuar alguns desafios, que se melhor discutidos, podem contribuir para o aperfeiçoamento da utilização dos livros nas escolas, especialmente em relação aos livros disponibilizados pelo PNLD – Programa Nacional do Livro Didático e o PNBE- Programa Nacional da Biblioteca Escolar do MEC.

Objetivos:

- Levantar ações realizadas a partir do acervo disponibilizado pelo Programa do Livro e outros adquiridos em nível local

- Refletir sobre a utilização do acervo da escola, incluindo o papel do Livro Didático e sua utilização no cotidiano escolar.

- Relatar experiências bem sucedidas de utilização do Livro Didático, do acervo literário e do acervo paradidático.

- Pontuar alguns desafios ainda existentes com a finalidade de implementar novas ações em prol do programa do livro tendo em vista melhoria da qualidade do ensino.

Metodologia/estratégias

Aplicabilidade do Programa do Livro: ampliando e inovando ações no cotidiano escolar.

Ações realizadas pela escola __________________que tem se mostrado positivas e que devem ser fortalecidas no ano de 2012:

• Campanha de conservação do livro didático: premiação para alunos que conservam o livro;

• Entrega de diploma para os alunos mais leitores: mensalmente há premiação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com