TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUAGE ORAL E ESCRITA

Dissertações: LINGUAGE ORAL E ESCRITA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Dominar a linguagem oral através do domínio da língua que o individuo constrói conhecimentos, adquiri condições efetivas de se expressar.

Assim como é o dever da escola aceitar o aluno em sua singularidade, respeitando sua cultura, sua forma de se expressar, é o dever da escola ensinar os alunos a saberem utilizar a linguagem oral e escrita de forma correta, mesmo porque existem dois tipos de linguagem oral: a culta e a informal. Na linguagem culta não se usa expressões populares ou gírias, que isso por sinal é ótimo. Agora a informal é uma linguagem popular. Nós usamos em nosso dia-dia de forma descompromissada, ambas podem ser usadas de forma correta, se não houver erros gramaticais.

Na linguagem escrita quem lê maistem um vocabulário mais rico e mais culto, e compreende melhor a estrutura gramatical. Dentro disso a escrita e a leitura são pratica complementares que possuem relações entre si.

Além de ensinar nossas crianças a ler, e escrever a se expressar de maneira correta temos também que pensar que dentro de suas casas tem pais que por sua vez tem suas dificuldades de expressão, que vêm de outra região. Então isso acaba dificultando a aprendizagem correta da criança.

Ensinar a expressar diferentes situações. No meio familiar, com os amigos ou até mesmo em publico, é importante aprender a usar a linguagem adequada a cada ambiente. Em situações informais como em meio a familiares ou amigos, saber que se pode utilizar da forma informal, da mesma forma que utilize a norma culta valorizada socialmente em outros tipos de ambientes que se faça necessário. Ensinar que não é em qualquer lugar que poderá se expressar de qualquer jeito.

Por fim, fazer com a que a criança perceba que a língua portuguesa é o que atesta ela, como falante nativo, a identidade de ser brasileiro. Mostrar que volta e meia, ela encontrará em seu meio ambiente, uma vasta diversidade e maneirismos no modo de falar e escrever, típicos de um país tão grande e rico em culturas e diferenças sociais.

Fala

Escrita

1. Como acontece em um determinado contexto, as referências são claras(Isto aqui, aquela coisa lá.)

1. Deve ser bem especificada para criar um contexto próprio.

2. O falante e o ouvinte estão em contato direto, e a interação acontece por troca de turnos.

2. O leitor não está presente quando se escreve e não há interação, exceto na conversa via internet ou telefone celular, embora não tão imediata quanto oral.

3. O interlocutor é, geralmente, alguém específico.

3. Muitas vezes, o leitor não é conhecimento pelo escritor.

4. Como existe interação, as reações são, normalmente, imediatas e podem ser:

*verbais: perguntas, comentários murmúrios, resmungos, etc.

*não verbais: expressões faciais ou corporais.

4. Não é possível o escritor conhecer a reação imediata do leitor. Ele pode, no entanto, antecipar as reações e comentar no texto.Nas interações eletrônicos, existem os emoticons

(aquelas simpáticas carinhas ).

5. A fala é transitório. Se o interlocutor não compreender algumas coisa, pode interagir.

5. A escrita é permanente e pode ser lida e relida quantas vezes for

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com