TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leia O Texto Abaixo

Artigos Científicos: Leia O Texto Abaixo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 2

Leia o texto abaixo:

O professor Luiz Carlos Cabrera comenta uma pesquisa feita pela consultoria PricewaterhouseCoopers com 4.000 jovens de 65 países que traçou um retrato da geração de profissionais nascidos de 1980 a 2000. Chama a atenção, em particular, o fato de 70% dos entrevistados afirmarem ter aberto mão de alguma expectativa para conquistar o atual emprego. Uma razão talvez seja o desejo que essa geração sente de equilibrar vida pessoal e trabalho — uma perspectiva que acaba sendo frustrada pelo ritmo frenético do trabalho atual.

Outra projeção mostra que 52% dos entrevistados definem como principal razão para ficar num emprego a possibilidade de progredir de forma rápida na carreira. Aqui entra em cena o conceito da porta estreita. O caminho do crescimento profissional passa por uma porta de abertura diminuta. Nem todos passam por ela.

Chegar ao outro lado exige uma estratégia definida e algumas táticas. A seleção natural da carreira pode ser cruel. Pela porta estreita, somente passam aqueles que, além de se preparar, de entender o contexto da empresa e de saber fazer alianças e parcerias, adquirem a capacidade de reagir às frustrações. Por isso, é importante ter um plano, para que não se percam no presente oportunidades relacionadas com o futuro.

Fonte: Adaptado de Cabrera, Luiz Carlos. Para crescer na carreira, deve-se passar por porta estreita. Revista Você S/A. Ed 184, set.2013. Disponível em http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/184/noticias/a-porta-estreita?page=2. Acesso em: 08 jan. 2014.

O texto se relaciona diretamente com as reflexões propostas pela autora sobre escolhas pessoais e sobre carreira. Em qual das afirmativas essa relação aparece?

Escolher uma resposta.

a. As carreiras atualmente são voltadas para as empresas, pois são definidas e gerenciadas por elas.

b. A importância de ser flexível e estar atualizado com a realidade do mercado de trabalho, na elaboração do projeto de vida.

c. As gerações mais jovens tendem a se preocupar mais com a ascensão social do que com a qualidade de vida.

d. A carga excessiva de trabalho decorre da falta de habilidade das pessoas na administração do próprio tempo.

e. A redução dos empregos e a consequente sobrecarga de trabalho afeta os mais jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com