TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leituras Sistema De Conecimentos E Processamento Textual

Trabalho Universitário: Leituras Sistema De Conecimentos E Processamento Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  2.093 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo:Leitura,sistemas de conhecimentos e processamento textual

A leitura é uma atividade interativa ,onde o leitor absorve e constrói o sentido do texto durante ela ,produzimos sentido ao texto que lemos através de estratégias sociocognitivas, a partir de conhecimentos que temos armazenados na memória,o leitor realiza simultaneamente várias passos interpretativos,elaborando hipóteses de interpretação.

Para o processamento do texto utilizamos três tipos de conhecimento: conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico e conhecimento interacional.

O conhecimento linguístico é o conhecimento gramatical e lexical , através desses conhecimentos compreendemos :a organização do material linguisticos,para efetuar alusão e seqüenciação textual,a escolha do léxico adequado ao tema ou aos modelos cognitivos ativados.

Todas as nossas experiencias, sejam através de leituras, visualização , viagens situações vividas,nos trazem uma espécie de bagagem mental essa experiencias são chamadas de conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo,que nos permite produzir sentido ao texto.

Na Folha de São Paulo foi publicado no dia 5 de setembro de 2005 a seguinte propaganda da Brahma “Olé é deixar nossos adversários vendo estrelas. Seis,de preferência”,para compreendemos o anúncio precisamos saber que o Brasil foi classificado para a copa do mundo de futebol em 2006, a ser realizada na Alemanha,e o esperado por todos é que o Brasil fosse hexacampeão,sem esse conhecimento de mundo o leitor não entenderia o sentido do anuncio. Através de nosso conhecimento de mundo podemos captar o sentido do texto com mais rapidez e eficacia.

A interação do texto através da linguagem é denominada como conhecimento interacional,esse conhecimento é subdividido em quatro seguimentos: conhecimento

ilocucional,conhecimento comunicacional,conhecimento metacomunicativo e conhecimento superestrutural .

Em um trecho extraído do livro. A maior flor do mundo, de José Saramago,podemos reconhecer o propósito do texto lendo o trecho a seguir “As Histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples,porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever histórias mas nunca fui capaz de aprender, e tenho pena. Além de ser preciso saber escolher as palavras,faz falta um certo jeito de contar , uma maneira muito certa e muito explicada uma paciência muito grande -e a mim falta-me pelo menos a paciência, do que pede desculpa”.Podemos entender o propósito do autor que é desculpar-se antecipadamente, caso o livro não agrade o público infantil esse conhecimento que temos para compreender o sentido chama-se conhecimento ilocucional que é o conhecimento que permite o leitor a reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo autor do texto.

Conhecimento comunicacional é necessário para produzirmos o objetivo do texto ,diz respeito à uma quantidade necessária de informações, variante linguistica adequada a cada situação de interação textual e a adequação do gênero textual a situação comunicativa,ou seja dependendo a necessidade o texto pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com