TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras (linguagem brasileira de sinais)

Artigo: Libras (linguagem brasileira de sinais). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

Parte I

A surdez é considerada a perda total ou parcial da audição, e pode ser causada por diversos fatores como doenças, ruídos, idade entre outros. Para diagnosticar qual o tamanho do problema, é realizado um exame que é medido em decibéis que verifica se ela é severa, moderada, moderadamente severa ou profunda. Além disso, a surdez é estudada e dividida de três maneiras, através do ponto de vista médico, educacional cultural.

É através da linguagem que o homem consegue transmitir o que sente e pensa, e também consegue se comunicar com outros indivíduos, e é a partir do momento em que a criança começa a desenvolver sua fala que começa a se inserir na sociedade. A linguagem é apresentada tanto na forma verbal como através de outros modos de comunicação, mas independente da maneira como aparece, todos sabem da sua importância para o raciocínio lógico e dos sistemas de símbolos.

As crianças que nascem sem deficiência auditiva, são capazes de processar dois tipos de linguagem, a verbal e a não verbal, já quando a criança nasce surda, o único tipo de linguagem utilizado é o não-verbal, é comprovado cientificamente que nós possuímos duas maneiras de reproduzirmos a linguagem, uma delas é realizada a partir do sistema sensorial, que faz o uso da linguagem oral, e o outro é o sistema motor, também conhecido como linguagem de sinais.

Quando pessoas surdas desejam se comunicar, eles o fazem através do segundo processo (linguagem de sinais), mesmo não tendo aprendido esse tipo de linguagem em nenhum lugar, nem tendo contato com outros surdos, estudos mostram que crianças surdas, pela sua necessidade de comunicar e interagir com a sociedade, procuram criar alguma forma de linguagem, eles desenvolvem de maneira espontânea gestos manuais que são parecidos com outros sistemas.

"É maravilhoso ter ouvidos e olhos na alma. Isto completa a alegria de viver." Helen Keller.

LIBRAS (linguagem brasileira de sinais) é um dos tipos de linguagem de sinais existentes para a comunicação entre pessoas surdas, ela é composta por expressões faciais e gestos que são percebidos pela visão, tem parâmetros gramaticais próprios como configuração das mãos, movimentos e ponto de articulação. Esse tipo de linguagem não é universal e é diferente da datilologia, também conhecido como alfabeto manual.

Estudando sobre a surdez a partir de seu ponto de vista médico, podemos perceber que ela é sempre tratada com classificações e níveis como profundo ou ligeiro ou como deficiência auditiva ou hipoacusia. Quanto aos seus graus, elas são classificadas como:

- Perda auditiva leve: não tem efeito significativo no desenvolvimento desde que não progrida, geralmente não é necessário uso de aparelho auditivo.

- Perda auditiva moderada: pode interferir no desenvolvimento da fala e linguagem, mas não chega a impedir que o indivíduo fale.

- Perda auditiva severa: interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas com o uso de aparelho auditivo poderá receber informações utilizando a audição para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com