TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libra - Língua de sinais brasileira

Artigo: Libra - Língua de sinais brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

LIBRAS - Que língua é essa que se fala com as mãos?

LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. De acordo com a lei nr. 10.436 de 24 de abril de 2002, LIBRAS é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil. Esta lei foi regulamentada pelo decreto nr. 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

Desde então foi estabelecido que a LIBRAS deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério.

A LIBRAS constitui-se em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e educação profissional desde um ano após a publicação do decreto, ou seja, desde 23 de dezembro de 2006.

O decreto é datado de 22 de dezembro de 2005 e nós estamos em 2012. Quase sete anos e ainda existem muitas pessoas que não conhecem a lei e não sabem o que é LIBRAS. Umas pensam que é mímica, outras que é um conjunto de sinais usado pelos deficientes auditivos (DA).

LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. Não é mímica e não é universal. É brasileira. Se fosse universal seria Língua Universal de Sinais. Mas LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. ASL - American Sign Language é a Língua Americana de Sinais. O alfabeto é quase universal, há algumas letras que diferem de um país para outro.

O alfabeto manual constitui-se de trinta sinais que representam as vinte e seis letras, o cedilha (Ç) e os acentos: agudo (´), circunflexo (^) e til (~).

SINAIS são gestos feitos com as mãos que "sinalizam" a palavra em questão. Pois LIBRAS é uma língua sinalizada e não falada.

Temos dois tipos de sinais:

- SINAIS ICÔNICOS: são os sinais que propriamente "sinalizam" a palavra em questão. Ex.: carro, dirigir, telefone, bebê.

- SINAIS NÃO ICÔNICOS: são os sinais que não "sinalizam" a palavra em questão. Ex.: mãe, pai, namorado, trabalhar.

Para iniciar a prática em LIBRAS você precisa conhecer os cinco parâmetros da LIBRAS que são:

(CM) Configuração das mãos - são as formas que posicionamos as mãos para fazer o sinal. Esta forma pode ser uma letra, um número ou outro gesto de posicionar as mãos no início do sinal.

(PA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com