TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portuguesa

Trabalho Universitário: Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

Frente ao trabalho desenvolvido na instituição de educação infantil, ganha credibilidade com seu caráter processual que impõe ao currículo estratégias de projetos com a realidade onde vivencie aspectos indissociáveis entre reflexão e ação o currículo vivencial esta de acordo com a pedagogia nesse sentido o processo vivencial de intervenção com a pesquisa-ação preparado para intervir na problemática social de uma escola analisando o coletivo e construindo novos saberes, isso supõe uma forma de ação planejada de caráter social, educacional onde sua forma metodológica investiga suas próprias práticas e busca estratégias que visão encontrar soluções para os problemas. Os pesquisadores que estão envolvidos nessa pesquisa devem ter uma flexibilidade na aceitação dos pontos de vistas dos participantes, desenvolvendo uma abertura para aceitar os resultados que venham a ser divergentes. A pesquisa-ação deve funcionar como uma metodologia estrutura de uma pesquisa pedagógica que tem como objetivo estimular a expressão individual na tomada de decisões.

Muitas vezes a aula não se torna atrativa para o aluno e isso é, quase sempre, resultado da metodologia inadequada utilizada pelo professor. Matar a curiosidade do aluno dando-lhe respostas prontas e acabadas, antes mesmo de questionar o que o mesmo já sabe sobre o assunto abordado é um dos motivos que leva ao desinteresse por parte do educando e frustração ao professor. A utilização de métodos que levam o educando a investigação, também pode evitar muitos casos de indisciplina em sala de aula, pois se a aula é atrativa, o mesmo sente-se motivado para a aprendizagem. A pesquisa em sala de aula pode se tornar uma grande aliada ao processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Junto às discussões diárias constitui-se num forte instrumento para desenvolver a reflexão, o espírito investigativo e a capacidade de argumentação. Quando bem utilizada e encaminhada com certo rigor, valoriza o questionamento, estimula a curiosidade, alimenta a dúvida, supera paradigmas, torna a aula mais atrativa, amplia os horizontes do conhecimento do aluno, desperta a consciência crítica que leva o indivíduo à superação e transformação da realidade. Atividades de pesquisa escolar, do modo como são encaminhadas e elaboradas atualmente nas escolas do Ensino Fundamental, contribuem para o processo formativo dos educando. Além disso, na maioria das vezes, os pais se vêem incapazes de auxiliar os filhos na busca de fontes de consulta ou até mesmo na organização da redação final.

Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição, onde, a violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.

Levar esse tema para a sala de aula desde as séries iniciais é uma forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social. Afinal, a credibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com