TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portuguesa

Exames: Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Cordel:

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.

Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

No Brasil, a literatura de cordel é encontrada no Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. Hoje também se encontra em outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, e são vendidos em feiras culturais, casas de cultura, livrarias e nas apresentações dos cordelistas.

Cordel também é a divulgação da arte, das tradições populares e dos autores locais e é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro.

Cordel Encantado é o nome de uma novela apresentada na Rede Globo de Televisão, e conta a história dos reis da cidade fictícia de Seráfia do Norte, Augusto (interpretado pelo ator Carmo Dalla Vecchia) e Cristina (interpretada pela atriz Alinne Moraes). Na aventura, a rainha e sua filha sofrem uma emboscada arquitetada por uma maquiavélica duquesa que deseja o trono. Antes de morrer, a rainha salva a filha e a entrega para ser criada por um casal de lavradores, que a batizam de Açucena. O cangaceiro Herculano, que, preocupado com a segurança de seu filho, Jesuíno (interpetado pelo ator Cauã Reymond), e de sua mulher, os deixa em uma fazenda até que o rapaz possa assumir seu posto como líder do cangaço. E o destino irá unir Açucena e Jesuíno numa complicadíssima história de amor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com