TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portuguesa

Trabalho Universitário: Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

O texto é um meio para que haja interação, relacionamento, informações, divertimento, amizade, etc. Quando nos comunicamos em determinado tempo e num determinado espaço, estamos produzindo um texto. “ O nome que assina um desenho , a lista do que deve ser comprado, um conto ou um romance, todos são textos, defendem os PCNs (2001, p 36). A palavra “pare” pintada no asfalto em um cruzamento é um texto cuja extensão é de uma única palavra”.

É importante, que os textos apresentem situações comunicativas diferenciada, possibilitando a criança compreender que a estrutura e a organização do texto estão relacionadas à função discursiva que exercem nas práticas cotidianas de sua realidade, por exemplo, uma placa de trânsito, um bilhete, um folheto informativo, dentre outras atividades textuais, como atividades com músicas, parlendas, trava língua, entre outras. As crianças são capazes de se expressar e comunicar-se, mas também brincam com sons e palavras, por isso desde os primeiros momentos de sua escolarização, devem ter contato com livros de literatura, de contos, lendas, pequenas narrativas, peças de teatro, poemas, etc., manuseá-lo, lê-los, olhar sua ilustrações, ouvir sua leitura, enfim todo tipo de texto deve fazer parte do cotidiano escolar.

O texto é uma interação entre autores e leitores, onde juntos constroem o significado do mesmo, ampliando conhecimentos, criando outros pontos de vista.

O trabalho com literatura infantil é muito importante e útil para as crianças, mas desde que seja um trabalho atrativo e de boa qualidade, pois é através de bons textos é que a criança irá perceber as diferenças entre a língua escrita e a oral. Deve-se trabalhar esses textos constantemente em sala de aula. Existem palavras que as crianças usam em seu cotidiano que são mais fáceis de serem aprendidas na escrita. No entanto, outras podem gerar dúvidas e somente a memorização é confiável. Faraco nos lembra que a língua possui memória etimológica, portanto a grafia de muitas palavras tem raízes antigas. A criança aprende de modo mais eficiente e duradouro de o professor se servir da leitura em repetição para memorização. Em qualquer texto pode prender a atenção de alguém e conseguir convencê-lo de que é preciso estabelecer um plano, uma intenção que irá persuadir o leitor e fazer acreditar na sua proposta

Não convém falar em grafias difícieis e fáceis, pois todas as palavras, no começo, apresentam o mesmo grau de dificuldade. E qualquer criança pode aprender a escrever qualquer palavra.

Por isso, aprender a ler e a escrever implica não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las, mas a possibilidade de usar esse conhecimento em benefício de formas de expressão e comunicação possíveis, reconhecidas, necessárias e legítimas em um determinado contexto cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com