TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portuguesa

Exames: Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos e Exemplificações-

Conceitos:

Literatura – é um instrumento de comunicação e interação, a literatura transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. A palavra literatura vem do latim “litteris” que significa “letras”, e é possivelmente uma tradução do grego da palavra “grammatikee”. Em latim a literatura significa instrução, conjunto de sabedorias, o ler e escrever bem, a literatura é uma arte expressa pela palavra, tanto falada quanto escrita.

Gêneros literários – (gênero = origina-se do latim genus, eris, que significa nascimento, descendência, origem)são uma separação da literatura, é a literatura dividida e subdividida em várias partes, são várias formas de se trabalhar com a linguagem de um povo, fazendo com que ela seja um instrumento de conexão entre os diversos contextos literários. Existem quatro gêneros literários, o narrativo, dramático, lírico, e o épico(que já não é mais priorizado) esses quatro gêneros separados desta forma nos fazem entender melhor as características temáticas e estruturais do texto em prosa ou em verso.

Exemplificações:

Épico - é a narração de feitos heroicos, os ideais de um povo. Neste gênero temos uma narração com um fundo mais histérico, o narrador se mantém mais distanciado, principalmente pelo aspecto temporal o tempo passado, o poeta-observador fica sempre voltado para o mundo exterior tornando a narrativa mais objetiva.

Narrativo - apresenta concepções de prosa com características diferentes, dentro do gênero narrativo existem outros gêneros literários: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula.

• O romance – Trata-se de uma narrativa longa, geralmente estruturada em capítulos, compondo-se por vários personagens, onde vários conflitos estão ligados a um conflito principal, formando desta forma o que chamamos de enredo. Suas origens remontam à Idade Média, mas a forma atual desenvolveu-se desde o século XVIII.

• A novela – Os episódios são realizados de forma ininterrupta e dinâmica. Os espaços são bem delimitados e o enredo corrobora-se para o desfecho da narrativa e para a resolução de variados conflitos. Atualmente, as novelas televisivas visam ao entretenimento.

• O conto – Caracteriza-se por uma narrativa curta, envolvendo poucos personagens, onde o enredo gira em torno de apenas um conflito que se resolve em pouco tempo.

• A crônica – Compõe-se de um texto curto, retratando fatos corriqueiros ligados à vida cotidiana, envolvendo aspectos políticos, esportivos ou artísticos. Estruturalmente é redigida de forma livre e pessoal.

• A fábula – Composta por personagens animais, possui um cunho pedagógico, visando transmitir noções relacionadas à moral e à ética humana. Sua estrutura é simples e de curta duração.

Dramático – O adjetivo - dramático - mantém uma estreita ligação com o termo “drama”, cujo significado é “ação”. Tal ação é representada por meio da encenação de atores, que, no palco, são peças fundamentais. Destituída de narrador, o enredo é retratado pelos próprios personagens do espetáculo, mantendo uma perfeita sintonia entre a palavra verbalizada e o público expectador. Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com