TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portuguesa II

Trabalho Escolar: Lingua Portuguesa II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Platão aponta para o céu um dedo gracioso, longe desde ilusório mundo de sombra e na direção de um reino ideal de formas perfeitas. Mas Aristóteles estende a mão firme e espalmada para indicar onde nossa atenção deve estar, na confusa diversidade desde mundo, onde as respostas ás nossas perguntas só podem ser encontradas se damos cuidadosa atenção as coisas comuns a nossa volta. Aristóteles era realmente a figura um tanto arrojada da Pintura de Rafael? Nosso melhor início vem mais uma vez dos relados sempre desconcertantes de Diógenes Laércio.

Ele tinha uma fala ciciante ... Suas pernas eram muito finas, dizem, e os olhos miúdos, mas se vestia com espalhafato e se penteava cuidadosamente. “ Talvez fosse só uma fase”.

Sabemos que Aristóteles nasceu em 384 a.C . em Estagira, idade costeira da atual península grega de Chaleidice. Seu pai era médico e amigo do rei Amintas da macedônia e a mãe era de uma família rica de Chaleis. Ambos já haviam morrido quando Aristóteles estava com dez anos – não se sabe como ou porque, mas não há nada suspeito no caso – e ele foi adotado por Proxenus, medico da corte do rei Amintas. É quase certo que Aristóteles cresceu em meio a grande riqueza, poder e privilégio.

Quando estava com dezoito anos, ele chegou do mundo intelectual: a escola de Platão em Atenas, a Academia, onde ele ficou durante vinte anos, na companhia de outros filósofos ambiciosos também atraídos por Platão. Quando este morreu, por volta de 347 a.C., seu sobrinho herdou a Academia e Aristóteles deixou Atenas. Passou algum tempo viajando, demorando-se na Ásia Menor e na ilha de Lesbos para estudar a vida marinha.

Logo depois Voltou para sai Estagira nativa. Felipe, o novo rei da Macedônia, convocou-o para o corte como tutor do seu filho. Como Alexandre Magno, o filho de Felipe acabou derrotando os persas e comandando um vasto império que abrangia a Grécia e o que atualmente é a Turquia, a Síria, o Egito e, para leste, Iraque,Irã,Paquistão e Índia.

Os historiadores foram atraídos para essa conjunção histórica: um filosofo com uma mente tão poderosa quanto a de Aristóteles influenciando alguém com tanta importância histórica quanto Alexandre Magno, numa idade impressionável. O que Aristóteles lhe ensinou? A concepção de Platão de um filosofo- rei deve ter sido bem conhecida de Aristóteles . Como Platão diz em A republica: “ Até os filósofos serem reis ou os reis e princesas desde mundo terem o espírito e o poder da filosofia , e a grandeza e sabedoria política se reunirem em uma pessoa, e essa natureza de homem do povo que buscam uma coisa com a exclusão da outra serem forçadas a ficar afastadas, as cidades nunca terão um descanso dos seus males.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com