TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem E Suas Caracteristicas

Ensaios: Linguagem E Suas Caracteristicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Língua e Sociedade

A obra Língua e Sociedade de Sírio Possenti abordam as alterações ocorridas pela linguagem na sociedade, conforme ela passou e passa por processos de evolução social, cultural, e econômicas alguns afirmam que a linguagem passa por um processo de decadência, pois os mesmos acreditam ter havido uma linguagem perfeita, já para o autor nunca ouve uma língua perfeita e este desejo é uma ideologia das classes superiores.

O autor aponta uma corrente que visualiza a linguagem como meio de comunicação, o que importa para estes é compreender e ser compreendido bem como ocorre em certos meios de comunicação (publicitária, literária, humorística).

Todavia, o autor relata que a língua supera todas essas teorias, sendo o principal divisor entre humanos e não humanos, estando fundada em princípios fundamentais e ate mesmo biológicos, pois estamos vivendo em uma época em que as pesquisas genéticas ganham espaço e força.

As discussões sobre a língua e cultura, ganha questionamentos que fazem parte de qualquer texto introdutório acerca do assunto, como a sua natureza se o ambiente interfere na língua, como o clima quente e frio que certamente interfere neste processo léxico dando origem a algumas metáforas. Palavras novas ou sentidos novos de palavras antigas surgem com o passar do tempo, e alguns termos desaparecem como, por exemplo, o significado de concunhado.

O autor aponta uma preocupação sobre a informalidade na gramatica brasileira, descrevendo a como informalidade contagiosa, pois esta vem afetando não só a gramática, mas também, outros comportamentos do cotidiano, onde se via antes pessoas usando gravata, usa-se jeans com uma camisa ou camiseta, onde se usava sapatos, se utiliza tênis o mesmo às vezes com o terno.

Existem dois domínios em que a informalidade se apresenta deixando de lado as outras formas, a primeira é a forma de tratamento vós nas salas de aulas e ate em apresentação de tese se utiliza você ou tu, e a outra a utilização do senhor e da senhora nas famílias e nos locais de trabalho.

A informalidade ajuda e explicar a queda da forma imperativa, não e porque se pede para fazer algo nas formas empregadas para se fazer pedido como por exemplo faz uma salada (forma imperativa) faça uma salada ( forma empregada para se fazer um pedido). Essas mudanças não podem ser interpretadas como falta de autoridade ou que os chefes deixaram de dar ordens a seus subordinados.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »