TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - A linguagem XML: conceitos básicos e característica

Seminário: ATPS - A linguagem XML: conceitos básicos e característica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Seminário  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

A empresa Vassoura Vassourinha XXI Ltda., empresa multinacional brasileira do ramo de vassouras industriais e domésticas, acaba de adquirir sua maior concorrente, a Vassouras Lindaura YY Ltda. Com isto, a equipe de TI (Tecnologia da Informação) da organização foi contatada para realizar a unificação das bases de dados dos sistemas de informação de vendas de ambas as empresas.

Após duas semanas de trabalho, em que as bases foram sincronizadas de maneira off-line, a área de Vendas necessitou dos dados de vendas disponibilizados em tempo real. Para tanto, a equipe de TI concluiu que a melhor maneira para a sincronização de dados em tempo real seria por meio da utilização da linguagem XML (eXtensible Marckup Language). Porém, a equipe de TI se deparou em um problema: ninguém na equipe conhece a linguagem XML. Neste desafio, sua equipe deverá ser responsável pela proposta de treinamento da tecnologia XML para a equipe de TI e auxiliar na criação da interface de sincronização de dados para os sistemas.Objetivo do Desafio

Criar uma proposta de treinamento de XML e, demais métodos de sincronia de dados, para a equipe de TI da empresa Vassoura Vassourinha XXI Ltda. bem como auxiliar na criação da interface de sincronia de dados.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: A linguagem XML: conceitos básicos e característica.

Esta atividade é importante para que você compreenda a linguagem XML e suas características, explicando detalhadamente os elementos de sintaxe e os elementos de documento da linguagem XML.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer a leitura do capítulo 1 – Introdução à Internet e a World Wide Web - e capítulo 5 – Criando marcação com XML do livro-texto da disciplina (DEITEL, Harvery M.; DEITEL, Paul J.; et al.. XML: Como Programar. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. páginas 41 a 49 e páginas 151 a 172).

1. Montar um descritivo (mínimo de 20 linhas) sobre a linguagem XML em si, detalhando os objetivos e as características da linguagem. Este descritivo deverá ser realizado de forma que profissionais de TI da empresa possam compreender os reais objetivos e características da linguagem, de forma clara e objetiva.

2. Fazer a leitura das páginas 1 a 5 do artigo: Aprendendo o essencial sobre XML. Disponível em: <http://codigofonte.uol.com.br/artigo/xml/aprendendo-o-essencial-sobre-xml>. Acesso em: 17 set. 2012. Disponível também no Google Docs em:

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 5º Série – Linguagem para Organização e Transferência de Dados para Web

Luiz Rodolfo Barreto da Silva

Pág. 4 de 9

<https://docs.google.com/open?id=0B9imLSz6H0woOGFLTjRnNllrMms>. Acesso em: 17 set. 2012. Estas leituras irão servir de auxílio à tarefa anterior.

Passo 2 (Equipe)

Descrever os principais elementos de sintaxe da linguagem, com exemplos de utilização das mesmas. O descritivo das sintaxes deve ser muito bem detalhado, com analogias referenciando a banco de dados, para facilitar a compreensão pela equipe de TI da Vassoura Vassourinha XXI Ltda. Segue exemplo em tabela 01 a seguir.

Tabela 01 – Exemplo:

Sintaxe

Descritivo

<?xml version="1.0"?>

Sintaxe inicial da linguagem XML. Indica a versão utilizada (no momento, são homologadas as versões 1.0 e 1.1). Os caracteres “?>” indicam que esta é uma instrução de abertura de documento, para que o interpretador XML compreenda que esta instrução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com