TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Formal E Informal

Exames: Linguagem Formal E Informal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 2

Linguagem formal e informal

A linguagem é a forma que usamos para nos comunicar uns com os outros. Temos a linguagem oral, escrita e visual, por exemplo, mas todas estas seguem padrões adotados pela sociedade que diferem entre si dependendo da situação ou do ambiente em que o indivíduo se encontra.

Linguagem informal é quando conversamos com pessoas vindas de lugares diferentes, com outros costumes e outros vícios de linguagem tendemos a absorver certas expressões e até mesmo gírias que acabam tornando-se comum em nosso cotidiano. Entre amigos e alguns familiares é perfeitamente normal que façamos uso destas gírias, falando de forma mais desleixada e, saindo da parte da oralidade, quando conversamos com alguém pelo celular ou computador, através e mensagens de texto, nossa forma de linguagem continua a mesma, fazemos usos de abreviações que não constam na nossa língua e até inventamos algumas palavras. Este tipo de linguagem chamamos de informal.

Linguagem formal é aquela que utilizamos em situações que requerem seriedade, é o tipo de linguagem requerida em exames que trazem uma parte de redação como alguns concursos públicos e principalmente o temido vestibular. Ela também é utilizada na oralidade quando temos que lhe dar com alguém mais velho ou de um cargo superior, por exemplo, não se atendo somente à escrita. Imagine você prestes a fazer um discurso, para um auditório lotado, todos prestando atenção em cada palavra que tem a dizer naquele momento, fica claro que o tipo de linguagem a ser utilizada é a linguagem formal. Ou quando temos que enviar uma carta ou um documento.

Variedades linguística: região, situação e grupo social

Verbal: tem verbo na frase

Ex: -Morreu de quê, homem!

Nominal: sem verbo

Ex: -Catarata!

INTERROGATIVA: faz uma pergunta direta ou indireta

EXCLAMATIVA: expressa espanto, medo e admiração

IMPERATIVA: indica ordem, pedido, conselho e súplica

OPTATIVA: expressa desejo

DECLARATIVA: afirma ou nega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com