TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem, Língua, Fala E Comunicação.

Artigo: Linguagem, Língua, Fala E Comunicação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 4

Linguagem, Língua, Fala e Comunicação.

Linguagem: é a capacidade comunicativa que têm os seres humanos de usar intencionalmente qualquer sistema de sinais significativos para comunicar seus pensamentos, idéias, sentimentos e experiências. É todo e qualquer sistema de sinais que serve de meio de comunicação entre os indivíduos.

Língua: é a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo,que, por si só, não pode nem criála, nem modificála; ela não existe senão em virtude duma espécie de contrato estabelecido entre membros da comunidade. Fala: é a realização concreta de uma língua, feita por um indivíduo de uma comunidade num determinado ato de comunicação.

Comunicação: é o espaço de troca de sensações, vivências, informações com o outro. A comunicação é, depois da sobrevivência física, a mais básica e vital de todas as necessidades.

Língua - Uma língua normalmente não se fixa em um determinado território e ali permanece sem sofrer alterações. Muito pelo contrário, a língua é um organismo vivo, que se modifica, amplia se e difundese através das migrações em busca de alimento ou terras férteis, através das conquistas e da colonização, através do comércio ou da religião, ou através da combinação de tudo isso. A língua é um conjunto de regras, combinadas e articuladas entre si, a qual possibilita a uma comunidade utilizarse dela, como linguagem, para comunicar. (EMEDIATO, 2008). A língua pode-se traduzir como o sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. Nenhuma língua é imutável. Apresenta variações geográficas, sociais, etárias, etc. LINGUAGEM b. c. d. As diferentes concepções de linguagem de acordo com Koch (2006, p. 9): como representação ("espelho") do mundo e do pensamento; como instrumento ("ferramenta") de comunicação; Como forma ("lugar") de ação ou interação.

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM - Como representação: o homem representa para si o mundo através da linguagem. Como instrumento: considera a língua como um código através do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem, nesse caso, é a transmissão de informação. Como forma: encara a linguagem como atividade, como forma de ação; como lugar de interação que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos. LINGUAGEM Verbal: Oral e Escrita

Linguagem Não verbal: Sinais luminosos Sinais acústicos (sonoros) Sinais gráficos Sinais visuais (desenhos, formas) Sinais gestuais Sinais fisionômicos FALA - A fala é a realização concreta da língua por um indivíduo da comunidade num determinado momento e numa determinada situação. Para que um indivíduo se torne um comunicador eficaz, são necessárias, portanto, duas competências essenciais:

Competência linguística: conjunto de saberes sobre a língua e sua potencialidade, incluindo aí os seus diferentes registros (culto, coloquial, falado, escrito, técnico, especializado).

Competência discursiva: representa a capacidade de um indivíduo de atualizar a língua em diferentes situações de comunicação (familiar, profissional, acadêmica, etc.)

COMUNICAÇÃO - Comunicar implica busca de entendimento, de compreensão. Em suma, contato. É uma ligação, transmissão de sentimentos e ideias.

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO - Referente ou Contexto Emissor ou Codificador Receptor Ou decodificador Mensagem Código Canal Elementos essenciais do processo de comunicação Emissor ou Codificador é quem envia a mensagem através da palavra oral ou escrita, gestos, expressões, desenhos, etc. Ex: Ao enviar um email, será o emissor quem codifica a mensagem. Ex: Num diálogo, o falante é emissor e ao mesmo tempo receptor.

Elementos essenciais do processo de comunicação -

Mensagem é o que o emissor deseja transmitir, podendo ser visual, auditiva ou audiovisual. Serve-se de um código estruturado. É preciso que a mensagem tenha conteúdo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com