TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TRANSTORNOS DA LINGUAGEM COMO CAUSADORES DE PRECONCEITO LINGUITICO DA FALA E DA ESCRITA

Trabalho acadêmico: OS TRANSTORNOS DA LINGUAGEM COMO CAUSADORES DE PRECONCEITO LINGUITICO DA FALA E DA ESCRITA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  10.138 Palavras (41 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 41

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS

ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUA PORTUGUES E LITERATURA BRASILEIRA

OS TRANSTORNOS DA LINGUAGEM COMO CAUSADORES DE PRECONCEITO LINGUITICO DA FALA E DA ESCRITA

ZILDA

ORIENTADOR: CRITIANO ALVES FERREIRA

OUROLÂNDIA – BA

2013

ZILDA

OS TRANSTORNOS DA LINGUAGEM COMO CAUSADORES DE PRECONCEITO LINGUITICO DA FALA E DA ESCRITA

Monografia apresentada a Faculdade Católica de Anápolis como requisito parcial para a conclusão do curso de pós-graduação lato sensu para obtenção de título de Especialistas em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Orientador: Cristiano Alves Ferreira

OUROLÂNDIA – BA

2013

FOLHA DE APROVAÇÃO

ZILDA

OS TRANSTORNOS DA LINGUAGEM COMO CAUSADORES DE PRECONCEITO LINGUITICO DA FALA E DA ESCRITA

Monografia apresentada à banca de qualificação em ____/_____/______, constituída pelos seguintes professores:

Rubenita Rocha Ribeiro

Departamento de Monografia

Coordenador de Cursos

Cristiano Alves Ferreira

Lígia de Oliveira

Coordenadora Geral

OUROLÂNDIA – BA

2013

DEDICATÓRIA

Dedicamos a todos os nossos colegas do curso de especialização que durante alguns meses estudamos juntos e trocamos experiências, a nossa família que muito tem nos ajudado, aos nossos mestres que realmente se entregaram para o nosso aperfeiçoamento, não mediram esforços e não se importaram com a distância entre os Estados de Goiás e da Bahia para estarem todos os meses juntamente conosco, aptos para nos ensinar e nos orientar concernente a nossa especialização.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por tudo que tenho conseguido, através das oportunidades permitidas por ele em minha vida.

À minha família, em primeiro lugar por terem paciência e compreenderem que muitas vezes não estávamos presentes em seus cotidianos por causa dos estudos.

Aos meus mestres por terem nos orientados sempre que necessitamos dos seus conhecimentos e por estarem disponíveis a nos orientar sempre que for preciso.

Aos meus amigos por torcerem para que todos os nossos sonhos sejam realizados.

O rigor matemático é como a roupa: seu estilo deve combina com a ocasião, e ele diminui o conforto e limita a liberdade de movimentos se é folgado ou apertado demais.

George F. Simons, Professor Americano, num artigo publicado em 1991 na revista mathematical Intelligencer.

RESUMO

O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão acerca do ensino de língua materna na escola, esclarecendo algumas questões frequentemente levantadas a respeito do processo fonológico na fala e escrita. As atuais concepções de ensino e as teorias sociointeracionistas faz com que se passe a pensar no aluno como um sujeito social, que possui seu modo de viver, sua comunidade linguística e suas relações sociais.

Para tanto se analisará o significado de “erro”, a partir das definições e concepções de gramática e de linguagem, bem como os tipos de ensino que norteia o trabalho na escola, fazendo uma reflexão acerca das propostas das três correntes da gramática normativa, descritiva e internalizada. O propósito de verificar em que sentido as abordagens das gramáticas podem fornecer subsídios para uma prática pedagógica do ensino de gramática com base nos fundamentos estudados por Travaglia, Possenti, Bagno, Perini e outros lingüistas, considerando: Qual o objetivo do ensino de gramática nas escolas? Quais as concepções de gramática e quais são trabalhadas nas escolas? Quais os preconceitos lingüísticos encontrados dentro do ensino de gramática? Espera-se que esse trabalho sirva de base para que as idéias postas pelos autores sejam aplicadas e a partir daí o ensino seja passado ao aluno de forma inovadora.

Palavras-chave: Ensino, Gramática, Linguagem. e Preconceito.

ABSTRACT

The objective of this work is to reflect on the teaching of the mother tongue in school, clarifying some frequently asked questions regarding the phonological process in speech and writing. The current teaching concepts and theories sociointeractionists makes it pass thinking in students as a social subject, which has its own way of living, their linguistic community and their social relationships. For that we consider the meaning of "error", from the definitions and concepts of grammar and language, as well as the types of education that guides the work school, making a reflection on the proposals of the three streams

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com