TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Verbal E Comunicação Das Pessoas

Monografias: Linguagem Verbal E Comunicação Das Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

Os Gêneros literários apresentam características que se podem ser agrupados quanto ao conteúdo e ao estilo.

A palavra gênero, etimologicamente, significa família, raça ou conjunto de seres dotados de características comuns.

Gênero literário é o conjunto de obras dotadas de características comuns. Desde Platão - filósofo grego do século V a. C. -, entretanto, é muito difícil estabelecer uma classificação precisa e imutável, pois não só as categorias se combinam, como um gênero pode evoluir e transformar-se. Essa classificação, pode, por conseguinte tornar-se discutível e até errônea se aplicada com rigor a determinadas obras.

A regra clássica de separação dos gêneros em épico, lírico ou dramático, que não admitia a presença numa mesma obra de gêneros diferentes, já não é respeitada, sendo muito comum hoje em dia a fusão de vários gêneros em uma só obra.

Os críticos modernos ensinam que os gêneros devem ser estudados com base nas características da obra, e não a partir de classificações genéricas.

CLASSIFICAÇÃO DOS GÊNEROS

A classificação dos gêneros literários em épico, lírico ou dramático tem a sua origem em Platão e Aristóteles. Atualmente, costuma-se subdividir esses três gêneros em espécies ou formas:

Formas da lírica: soneto, ode, balada e outras formas versificadas.

Formas da épica: romance, novela, conto, fábula, lenda, crônica.

Formas dramáticas: tragédia, comédia, tragicomédia, farsa.

GÊNERO NARRATIVO

ÉPICO ( EPOPÉIA )

O gênero épico define-se pelo aspecto narrativo e pela vinculação aos fatos históricos em que prevalecem os relatos descritivos das realizações humanas através de ações heróicas, chamadas epopéias. Através da observação o artista transfigura o mundo exterior em sua obra.

Podem ser tomadas como modelos perfeitos de epopéias as obras Ilíada e Odisséia, escritas pelo poeta grego Homero ( séc. VII a.C. ), e Eneida, do poeta latino Virgílio ( séc. I a. C. ). A maior obra épica em Língua Portuguesa é Os Lusíadas, de Camões.

GÊNERO LÍRICO

O adjetivo lírico deriva de lira, instrumento musical de cordas empregado pelos gregos. Essa associação entre música e lirismo é feita desde as primeiras épocas da cultura artística ocidental, chegando até nossos dias.

O gênero lírico caracteriza-se por ser uma manifestação do eu do artista. Expressa, portanto, a sua subjetividade, os seus sentimentos e emoções, o seu mundo interior. A musicalidade é uma característica importante do texto lírico ( o que mais explora as sonoridades ), a metáfora e a poesia. Por essa razão é que, com o passar dos anos, o lirismo encontrou a sua mais perfeita e generalizada forma de expressão no verso, com seu ritmo e rima próprios.

Se a prosa rejeita a rima, o verso a busca, exatamente por ser ela o instrumento de expressão das emoções, as quais se afirmam mais pela repetição e pela simbologia do que pela descrição ou pelo recurso à caracterização ambiental.

Consequentemente, no poema lírico em geral não há protagonistas como na literatura de ficção, não há ambiente físico caracterizado, nem episódio, nem enredo, nem temporalidade definida. As emoções profundas do poeta, seu "eu", sua visão do mundo ( e não o mundo ) é que interessam.

A linguagem poética é, assim, muito particular. Se quisermos entendê-la, é preciso que nos familiarizemos com ela, e isso só será possível mediante a leitura cuidadosa e frequente de poemas.

O "Soneto do Amor Total", de Vinícius de Moraes, é um exemplo de gênero lírico. Mas há muitos outros. A literatura brasileira é rica em sonetos e poemas desse tipo.

SONETO DO AMOR TOTAL

Amo-te tanto, meu amor... não cante

O humano coração com mais verdade...

Amo-te como amigo e como amante

Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo prestante

E te amo além, presente na saudade

Amo-te, enfim, com grande liberdade

Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente

De um amor sem mistério e sem virtude

Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito amiúde

E que um dia em teu corpo, de repente

Hei de morrer de amar mais do que pude.

MORAES, Vinícius de - ANTOLOGIA POÉTICA.

MARCUS VINÍCIUS CRUZ DE MELLO MORAES nasceu e morreu no Rio de Janeiro (1913-1980). Bacharel em Direito, funcionário do Ministério da Educação e Cultura, estudante em Oxford, diplomata, colaborador de vários jornais e revistas, crítico de cinema, cronista e, acima de tudo, um poeta maravilhoso - o poeta da mulher e do amor, o "poetinha", como gostava de ser chamado. Obras: "Ariana, a mulher"; "Novos Poemas", "Cinco Elegias"; "Antologia Poética"; "Livro de Sonetos"; "Cordélia e o Peregrino"; "Procura-se uma Rosa: Para Viver um Grande Amor"; "Para uma Menina como uma Flor".

GÊNERO DRAMÁTICO

O gênero dramático envolve dois aspectos: de um lado, como fenômeno literário, temos o texto; de outro, as técnicas de representação, o espetáculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com