TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linhas de campo elétrico entre dois eletrodos retos

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ENGENHARIA

FÍSICA EXPERIMENTAL 3

Turma nº

Experiência nº 03

Data 18/03/2015

Nome da experiência:  Linhas de campo elétrico entre dois eletrodos retos

        Professor: Lourdes Martins

        Alunos: Talita Miranda

                   Dayanna Andrade

               Diego Sardezas


INTRODUÇÃO

Campo elétrico é  uma alteração pela presença de um corpo com carga elétrica, de modo que qualquer outra carga de prova localizada ao redor indicará sua presença. O campo elétrico é formado por linhas imaginárias, conhecidas como linhas de campo. As características do campo elétrico são determinadas pela distribuição de energias ao longo de todo o espaço afetado. Se a carga de origem do campo for positiva, uma carga negativa introduzida nele se moverá, espontaneamente, pela aparição de uma atração eletrostática. Pode-se imaginar o campo como um armazém de energia causadora de possíveis movimentos.  A unidade de potencial elétrico é o volt. A intensidade do campo elétrico se define como a força que esse campo exerce sobre uma carga contida nele. Dessa forma, se a carga de origem for positiva, as linhas de força vão repelir a carga de prova, e ocorrerá o contrário se a carga de origem for negativa.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO


Podemos representar o campo elétrico traçando linhas que indicam a sua direção. As linhas de campo elétrico são também conhecidas como linhas de força. Em qualquer ponto o campo elétrico, é tangente à linha. As linhas de campo elétrico começam nas cargas positivas (ou no infinito) e terminam nas cargas negativas (ou no infinito). As linhas de campo são traçadas simetricamente entrando ou saindo de uma carga isolada. O número de linhas de campo deixando uma carga positiva ou entrando em uma carga negativa é proporcionais à magnitude da carga;

A densidade de linhas de campo (o número de linhas por unidade de área perpendicular às linhas) em qualquer ponto é proporcional à magnitude do campo elétrico naquele ponto;

MATERIAL UTILIZADO

  • Um Gerador eletrostático do tipo Van der Graaff;
  • Uma cuba de vidro;
  • Dois eletrodos retos;
  • Uma placa de Petri;
  • Duas conexões com pinos de banana;
  • Pó de milho granulado;
  • Óleo de rícino.

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

3.  Os granulados ficam mais espaçados, aumentado assim, a densidade das linhas de força.A densidade das linhas de força na região central é mais intensa do que nas extremidades.


4- Quando submetidos a um campo elétrico, forma-se no interior do dielétrico outro campo elétrico; Os mesmos tendem a acompanhar as linhas geradas inicialmente.

Vimos também que os dielétricos podem armazenar energia em seu interior.

CONCLUSÃO

Através desse experimento pudemos visualizar a formação dos campos elétricos através das linhas que foram formadas pelo granulado de milho. As linhas formaram ‘’caminhos’’ para a circulação da corrente elétrica. Com relação ao alinhamento do pó de milho, ao contrário dos materiais condutores, os dielétricos podem armazenar energia em seu interior.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com