TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÍNGUA E LINGUAGEM - CONCEITUANDO LINGUAGEM E AS SUAS FORMAS

Trabalho Universitário: LÍNGUA E LINGUAGEM - CONCEITUANDO LINGUAGEM E AS SUAS FORMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 6

LÍNGUA E LINGUAGEM – CONCEITUANDO LINGUAGEM E AS SUAS FORMAS

Samuel Aurélio Alexandre

RESUMO

Este artigo tem como objetivo esclarecer o que é linguagem trazendo suas definições e suas subdivisões em linguagem verbal e não verbal. Abordando a linguagem como instrumento de comunicação e base para uma boa transmissão de qualquer mensagem. Destacando sua importância do seu conhecimento pelo o aluno que até então não o tem aprofundado, e inicia sua vida acadêmica com dificuldade. Demonstrar como foi o surgimento e a importância do tema no cotidiano. A utilização da linguagem como ferramenta para transmitir os sentimentos.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem, Definições, Surgimento, Tipos de Linguagem.

ABSTRACT

This article aims to clarify what language is bringing their definitions and their subdivisions in verbal and non-verbal language. Addressing the language as a communication tool and basis for good transmission of any message. Highlighting the importance of their knowledge by the student who hitherto did not have the depth, and began his academic life with difficulty. Demonstrate how the emergence and importance of the subject was in everyday life. The use of language as a tool to convey the feelings.

KEYWORDS: Language, Definitions, Emergence, Types of Language.

INTRODUÇÃO

O presente documento pretende discutir sobre os conceitos de linguagem colocando-os de forma prática e simplificada, para acesso de estudantes egressos na universidade, sendo que há uma grande dificuldade em compreensão e diferenciação dos mesmos, serão analisados trabalhos acadêmicos que tratam do assunto abordado, com o intuito de deixar o tema atraente para quem necessite de consulta ou busque uma definição simples do assunto.

O trabalho que se propõe, discorrerá o conceito de linguagem tentando diferenciá-los das definições de língua, desfazendo a confusão que geralmente é colocada na “cabeça” dos estudantes de ensino médio, muitos dos alunos egressos no ensino superior tem dificuldade de compreensão de disciplinas por ainda trazerem consigo essa dúvida e não ter a diferenciação em temas básicos como este, básicos no sentido de elementares. Para se entender quaisquer disciplina de forma satisfatória, faz-se necessário ter esses conceitos muito defasados no atual ensino médio do país.

LINGUAGEM – CONCEITUAÇÃO

Há muita confusão quando se trata de diferenciar conceitos entre linguagem e língua aqui abordaremos diretamente a definição de linguagem a partir de seu significado léxico para diminuir essa confusão existente. O significado de Linguagem segundo o dicionário é:

“O conjunto das palavras e dos métodos de combiná-las usado e compreendido por uma comunidade. Capacidade de expressão, esp. Verbal. Meio sistemático de expressão de ideias ou sentimentos com uso de marcas, sinais ou gestos convencionados, qualquer sistema de símbolos, sinais e códigos, linguajar” HOUAISS, Dicionário (2009, p.64)

A linguagem é um fenômeno totalmente humano, a partir da racionalidade somos capazes de organizar as informações e traduzi-las em um padrão, que por sua vez estará ligado e sujeito ao meio social ao qual surge ou é empregado. A forma de linguagem será definida pelo emissor da mensagem que a transmite ao receptor.

De forma simplificada a linguagem humana é toda aquela forma que se usa para transmitir uma mensagem entre um emissor e um receptor, não necessariamente isso significa dizer que o receptor receberá ou entenderá a mensagem, essa condição dependerá do conhecimento dos “código” usados para a transmissão.

LINGUAGEM – SURGIMENTO

A sua origem pode ser vista de duas formas distinta quando destacamos a capacidade de comunicação entre os seres humanos e a criação de códigos, como por exemplo os sinais para controle das cidade e a comunicação através de gestos e sinais. Podemos dizer que o seu surgimento se deu a partir da imitação dos gestos entre os indivíduos, é o que afirma Eugen Rosenstock – Huessey ao escrever o livro a origem da linguagem segundo ele:

“Para mim a “origem” da linguagem é questão tão legítima quanto qualquer outra questão de “origem”. Isso quer dizer que ela possui aquela limitação que é central a qualquer dessas questões: é preciso saber o que queremos dizer por “origem” o que queremos dizer por “origem” da linguagem”. (ROSENSTOCK-HUESSEY, 2002, p. 37)

A linguagem está e estará sempre em constante evolução, e para cada momento e situação se exige uma forma de linguagem especifica tornando-se possível a concretização da transmissão da mensagem; de que maneira? Usando-se a linguagem correta para determinada situação, sendo que esta seja comum entre o emissor e o receptor, haverá a certeza de que o conteúdo transmitido além de recebido será assimilado da maneira correta pelo receptor, assim subdivide linguagem em verbal e não-verbal.

Assim ambos tem características diferentes entre si, e essas características serão usadas para o desenvolver de cada comunicação de acordo com que a situação necessite.

LINGUAGEM VERBAL

A linguagem verbal é aquela que faz uso de palavras para transmitir uma informação, podendo ser escrita ou falada, na escrita pressupõe-se que o emissor da mensagem esteja ausente – não necessariamente, enquanto a para que se possa existir a linguagem falada faz-se necessário a presença do interlocutor.

Ambas dependem da clareza das informações nelas contidas para que se termine a mensagem, ou seja a transmissão se recebida por alguém (receptor), é necessário que este esteja no mesmo patamar de conhecimento de quem enviou a mensagem. Podemos perceber várias situações em que o uso de determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com